MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Trabalhadores comparam vantagens entre os setores público e privado



Analista de RH diz que escolha depende do perfil do profissional.

Do G1 MS, com informações da TV Morena

Vantagens e desvantagens do emprego público e privado. Esse foi o tema vencedor da enquete da semana do Bom Dia MS. As diferenças são muitas, como estabilidade, aposentadoria, plano de carreira, benefícios, entre outros. Mas escolher o que se quer para a vida profissional também depender de outros fatores, como mostra a reportagem do Bom Dia MS desta segunda-feira (26).
No serviço público, após três anos de trabalho enquanto concursado, o servidor tem estabilidade, ou seja, ele não poderá ser demitido sem justa causa. Já no setor privado, pode ocorrer a demissão sem justa causa, mas nesse caso o empregado recebe o saldo aplicado no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e tem direito ao seguro-desemprego.
Quem pretende ser funcionário público tem de se dedicar aos estudos, esperar a abertura de um edital, fazer a prova e, caso passe, aguardar ser chamado pela instituição, o que pode levar meses ou anos. Já quem procura emprego no setor privado passa por procedimentos mais rápidos, como entrevistas ou provas.
Outra diferença a ser levada em consideração são os benefícios. Na carreira pública, é possível ter uma licença prêmio, que são três meses de férias remuneradas a cada cinco anos. Em algumas empresas privadas, os empregados têm participação nos lucros, o que não ocorre em nenhum órgão público.
Para a analista de Recursos Humanos Rosane Bacha, não há como definir emprego público ou privado como melhor ou pior. Isso vai depender das características do mercado e do perfil do candidato. "Há momentos em que o concurso público é a melhor saída, principalmente para quem busca uma tranquilidade. Quem opta pela empresa privada é o profissional sagaz, pró-ativo, que não cai na zona de conforto. O mercado hoje busca esse profissional a peso de ouro", diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário