MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Suzuki vai deixar de vender carros nos Estados Unidos


Subsidiária ASMC pediu concordata e deverá se focar em motos e barcos.
Divisão de automóveis enfrentava baixo volume de vendas, diz comunicado.

Do G1, em São Paulo

A subsidiária da Suzuki nos Estados Unidos, chamada American Suzuki Motor Corporation (ASMC), anunciou nesta terça-feira (6) um pedido de concordata e um plano de reestruturação para deixar de carros no oaís e focar em motos e motores para barcos. Em comunicado, a empresa disse que os "consumidores serão protegidos e todas as garantias continuarão a ser honradas".
Assim como fez a General Motors, em 2009, a única distribuidora dos produtos da japonesa Suzuki nos EUA recorreu ao capítulo 11 da lei de falências americana. Ele permite a uma empresa com dificuldades financeiras continuar funcionando normalmente, dando-lhe um tempo para chegar a um acordo com seus credores. O pedido será julgado em tribunal de Santa Ana, na Califórnia.
Segundo o comunicado, a divisão de carros da subsidiária passava por "uma série de grandes desafios", incluindo baixo volume de vendas, número limitado de modelos em seu portfólio, câmbio desfavorável e altos custos para manter e impulsionar a rede de distribuiçã, além de grandes gastos com regulamentações próprias do mercado americano.
"A decisão de descontinuar a venda de automóveis novos nos EUA foi difícil de ser tomada, mas foi inevitável dadas essas circunstâncias", afirmou a ASMC. Aos poucos, diz a empresa, os concessionários da Suzuki no país farão a transição entre a venda de carros e a restrição da atividade ao pós-venda, com fornecimento de peças e prestação de serviços de manutenção.
A ASMC diz ainda que acredita ter verba suficiente para continuar a operação enquanto passar pela reestruturação. "Se necessário, pedirá autorização à Corte para emprestar quantias adicionais da Suzuki", informa o texto.
A empresa afirma que continuará importando para os EUA a linha completa de motos da marca e que continuará tendo uma "forte presença" no patrocínio de eventos de modalidades em duas rodas no país.
Fecha fábrica na Espanha
A imprensa espanhola noticiou também nesta terça que a Suzuki vai fechar a fábrica de motos em Gijon, na Espanha, em março do ano que vem. A decisão afeta 200 trabalhadores. Segundo declaração atribuída ao secretário de Economia e Emprego, Graciano Torre, o fechamento se dá em virtude do prejuízo enfrentado pela montadora, que acumularia perdas de 30 milhões de euros nos últimos quatro anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário