MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 4 de novembro de 2012

Sorriso, Nova Ubiratã e Vera seguem para final do plantio da soja em MT


No estado, cobertura alcançada supera 60%, segundo Imea.
Municípios do Médio Norte lideram corrida pelo fim do plantio.

Do G1 MT
Plantio de soja em Mato Grosso está acelerado (Foto: Leandro J. Nascimento)Plantio de soja em Mato Grosso entra na reta final
Foto: Leandro J. Nascimento)
Alguns municípios de Mato Grosso já estão na reta final do plantio da soja na safra 12/13. Mesmo com mais de 90% da área semeada, os produtores destas regiões esperam a definição do clima para seguir com o desenvolvimento da lavoura. A média do estado é de 62,5%, considerando o total de 7,8 milhões de hectares.
Em Sorriso, distante a 420 quilômetros de Cuiabá, faltam apenas 8% da área para serem atingidos os 633,4 mil hectares. É o município que registrou o melhor desempenho no cultivo do grão, de acordo com dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) divulgados nesta quinta-feira (1º).
Entretanto, os produtores desses municípios também ficam divididos quanto ao desempenho da safra. "Em alguns casos as chuvas são pontuais. Ainda não é possível definir se teremos ou não prejuízos", explica o produtor Marcio Giroletti que já encerrou o plantio da soja. Ele lembra que o cenário é atípico.
Segundo ele, mesmo aqueles que já terminaram o plantio do grão estão aguardando as chuvas para acompanhar a germinação da lavoura. "Se não chover mesmo após o plantio poderemos ter prejuízos".
Assim como Sorriso, o plantio nos municípios de Nova Ubiratã e Vera, respectivamente, a 506 e 486 quilômetros de Cuiabá, segue com 90% da área utilizada. Na casa dos 80% destacam-se as cidades de Lucas do Rio Verde (89%), Ipiranga do Norte (88%), Campo Verde (85%), Nova Mutum (83%), Sinop (83%), Santa Rita do Trivelato (82%) e Tapurah (80%).
A maioria dos municípios com melhor desempenho no plantio da soja é da região médio-norte mato-grossense, que segue com 85,9% da área cultivada. Por outro lado, o oeste segue com apenas 19,3%, conforme boletim do Imea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário