MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Seca compromete desenvolvimento e prejudica parreirais de SP


Produtores de Jundiaí estão prevendo perdas na safra.
Produtividade deve ser menor em até 30%, estimam os produtores.

Do Globo Rural

A propriedade que pertence à família Mazieiro produz uva há 100 anos. Clemente, que é da quarta geração de produtores, cultiva 50 mil pés da fruta. Para ele, a estiagem é a pior dos últimos cinco anos.
Foram mais de 60 dias sem chuva no segundo semestre. As perdas são estimadas em 30% e os cachos que deveriam ter em média 250 gramas podem nem chegar a 150.
Em outra propriedade também em Jundiaí, o produtor estima uma quebra na safra de 20%. O pé que produziria três quilos em média da fruta, deve ter pouco mais de dois quilos. Os cachos não se desenvolveram como em outros anos, o produtor vai ter apenas cachos pequenos e médios na hora da colheita.

Anderson Tomasetto, que cuida da plantação, lamenta a falta de chuva. Para tentar diminuir os prejuízos, a alternativa vai ser modificar o sistema de podas. Assim, ele pretende conseguir uma safra a mais no próximo ano.
A colheita da uva começa a partir de dezembro e segue em ritmo forte até meados de janeiro. Mais de 90% da produção de uva é vendida para o consumo in natura.
Marcos Akira Matsumoto, consultor técnico, fala sobre a expectativa para os próximos dias e o que o produtor deve fazer para amenizar as perdas

Nenhum comentário:

Postar um comentário