MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Safra das águas provoca desânimo em produtores de feijão preto do PR


Agricultores de Prudentópolis, no sul do estado, têm diversificado a lavoura.
Paraná é o maior produtor nacional de feijão.

Do Globo Rural
A safra das águas, que acabou de ser plantada, desanima os produtores de feijão preto do Paraná. Muitos agricultores da região de Prudentópolis, no sul do estado, têm diversificado a lavoura. O Paraná é o maior produtor nacional de feijão.
A chuva que demorou a chegar atrasou o plantio da safra das águas nos campos de Prudentópolis, no Paraná. “O plantio aqui é de mês de setembro, depois do dia 20. Só que foi plantado no começo de outubro, dia 15 de outubro. O chão estava muito seco”, diz o agricultor Cláudio Okaranski.
A região de Prudentópolis é o principal produtor de feijão do Paraná. A área de quase 20 hectares da última safra foi reduzida para 15 mil hectares. De acordo com a Emater, a produtividade, que era de 1,2 mil quilos por hectare, não deve passar de 900 quilos.
A maior parte da produção do município vem da agricultura familiar de pequenas propriedades como a da agricultora Nádia Ripula, que plantou com feijão apenas um dos cinco hectares. A família preferiu investir em outras culturas. “Hoje, estamos plantando um pouco de feijão, um pouco de milho e um pouco de soja”, diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário