MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 24 de novembro de 2012

Romaria da Penha deve reunir cerca de 300 mil fiéis neste sábado, na PB


Romaria da Penha começará pontualmente às 22h, diz Arquidiocese.
Segundo a Polícia Militar, 800 policiais irão fazer a segurança dos devotos.

Do G1 PB

Pelo menos 300 mil fiéis deverão participar da 249ª edição da Romaria da Penha, em João Pessoa. A estimativa é da Polícia Militar, que colocará 800 policiais para fazer a segurança dos fiéis, com o apoio de 70 viaturas. A previsão é de que os devotos de Nossa Senhora da Penha comecem a percorrer os 14 quilômetros às 22h, quando o arcebispo Dom Aldo Pagotto realizará a bênção do envio, desejando aos fiéis uma caminhada tranquila.
Segundo o comandante do Policiamento Regional Metropolitano (CPRM), coronel Jefferson Pereira, o esquema de policiamento foi dividido em oito setores, com uma atenção maior para a chegada dos fiéis, no santuário da Penha, onde estarão concentrados 216 homens. A romaria será monitorada por câmeras, em toda a área do Santuário, e todo o percurso contará com a presença de 22 pontos de observação policial (POP), ainda conforme coronel Jefferson.
O tema da Romaria deste ano é “Maria, Saúde dos Enfermos, Ajuda-nos a Perseverar na Fé e a Construir a Unidade”, uma referência à Campanha da Fraternidade de 2012: “Fraternidade e Saúde Pública”.
Programação
As homenagens à Nossa Senhora da Penha começarão às 16h deste sábado (24). No Santuário da Penha, haverá o momento de oração. Às 17h, acontecerá uma carreata com a imagem da santa, que sairá do Santuário até a Igreja Nossa Senhora de Lourdes, segundo a assessoria de comunicação da Arquidiocese da Paraíba.
Às 22h, ainda de acordo com a Arquidiocese, terá início a Romaria. No mesmo horário, ocorrerá na Praça Oswaldo Pessoa, na Penha, o momento de oração e louvor, o mesmo local onde será celebrada a missa campal, já no domingo (25).
A previsão é de que os fiéis cheguem ao Santuário da Penha por volta das 5h.
História da Romaria
O português Sílvio Siqueira, em 1763, comandava uma embarcação que saíra do norte em direção à Europa. No litoral paraibano ele enfrentou uma grande tormenta.
Em um momento de aflição, reuniu a tripulação e pediu proteção a Nossa Senhora da Penha, prometendo erguer uma ermida em sua honra no local em que aportasse em segurança.
Minutos depois, todos conseguiram desembarcar com tranquilidade na então Praia de Aratú - hoje Praia da Penha.
Como prometido, a construção foi feita. E essa foi a terceira capela construída no Brasil para Nossa Senhora da Penha.
A primeira foi erguida em Vila Velha, na então Capitania do Espírito Santo, entre os anos de 1558 e 1570. A segunda foi construída em 1635, pelo capitão Baltazar Abrel Cardoso, na Freguesia de Irajá, no Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário