MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Riscos de desastres naturais no RN serão monitorados por equipamentos


Sala para Monitoramento de Riscos funcionará a partir da terça-feira (27).
Equipamentos serão instalados no prédio sede da Semarh, em Natal.

Do G1 RN

Já é possível ver o fundo da barragem do rio Viamão (Foto: Ana Carolina Ferreira/Inter TV)Fenômenos como a seca serão monitorados
(Foto: Ana Carolina Ferreira/Inter TV)
Uma rede de monitoramento, composta por 17 estações automáticas que enviam informações de possíveis chuvas e situação volumétrica de açudes e rios, será montada em Natal, é o que garante o Governo do Rio Grande do Norte. O executivo estadual afirma que irá inaugurar, na próxima terça-feira (27), a chamada Sala de Situação para Monitoramento de Riscos e Desastres Naturais. Os equipamentos serão montados na sede Secretaria de Meio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), em Natal.
A estrutura, segundo o Governo do RN, tem por objetivo monitorar variações de tempo, de solo, situações hidrológicas e a disponibilidade hídrica dos reservatórios do estado, podendo assim alertar com antecedência a possibilidade de inundações e secas. As informações são enviadas aos técnicos na central para que eles façam suas avaliações. As estações estão localizadas ao longo das bacias do Apodi/Mossoró e Piranhas/Açu, que estão sendo monitoradas porque também irão receber as águas da transposição do rio São Francisco.

Com as informações de chuvas e de modelos hidrogeológicos que chegam ao sistema, o Governo diz que será possível simular, por exemplo, a vazão de um rio e, assim, os técnicos da 'Sala de Situação' poderão apontar em quanto tempo a inundação chegará a uma área de risco. “O trabalho de monitoramento é permanente e extremamente necessário para a Gestão de Recursos Hídricos”, ressalta a coordenadora de gestão de recursos hídricos da Semarh, Joana D'arc Medeiros.
A operação da sala se dará, segundo a coordenadora, através de uma parceria entre a Semarh, o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil e a Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn).
Para o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Gilberto Jales, a Sala de Situação significa um avanço significativo para o monitoramento ao utilizar equipamentos de ponta. “Os fenômenos serão acompanhados em tempo real, assim teremos precisão nas informações e em caso de necessidade, as medidas preventivas poderão ser tomadas com maior agilidade”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário