MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 18 de novembro de 2012

Reunião com líderes italianos mostra aposta no setor náutico catarinense


Objetivo foi esclarecer as propostas de investimentos em Santa Catarina.
Italianos veem potencial, principalmente no segmento de luxo no estado.

Do G1 SC

Nesta sexta-feira (16) foi realizada uma reunião para aproximar as relações entre a Itália e o Estado de Santa Catarina. No seminário Il Ponte della Nautica Brasile-Italia, o diretor geral do Ministério Italiano do Desenvolvimento Econômico, Pietro Celi, garantiu que o país participará ativamente no desenvolvimento do setor náutico catarinense, contribuindo para que se torne referência nacional.
Os italianos veem em Santa Catarina um mercado em potencial, principalmente no segmento de luxo. “O objetivo é apoiar Santa Catarina para que se torne o principal polo náutico do país. Estar presente nesse evento é fundamental, porque podemos reforçar os acordos de cooperação”, destacou Pietro Celi, durante o seminário.
O parceiro internacional tem muito a ensinar. Tem tradição no setor – é líder mundial na fabricação de grandes iates, com 44% do mercado, e exporta cerca de 4/5 de sua produção. Possui, ainda, excelência em design e controla toda a sua cadeira produtiva: suas indústrias preocupam-se com a qualidade não só dos barcos, mas também do mobiliário interno, da pintura e dos acessórios. “A Itália é referência em termos de qualidade e tecnologia. Tem confiança no produto e no design”, afirma Celi.
O apoio italiano à indústria náutica catarinense prevê a criação de um escritório em Florianópolis, que viabilize cursos de capacitação e fomente a transferência de tecnologia de empresas estrangeiras às locais. A iniciativa vem para formar mão de obra especializada, pensando na futura criação de empregos que o setor vai demandar. Também está nos planos a implantação de um curso superior de Design Náutico, ministrado por engenheiros e profissionais da Itália.
Além de desenvolver as empresas catarinenses por meio de transferência de tecnologia internacional, o objetivo é também atrair companhias italianas para o Estado. O representante italiano Pietro Cieli conta com incentivo do governo para viabilizar a vinda dessas empresas, como também para ampliar os benefícios fiscais para a importação de peças para a indústria automotiva e naval, e para estender os benefícios do Fundo da Marinha Mercante – que permite o acesso a recursos para a realização de estaleiros e marinas em Santa Catarina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário