MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 18 de novembro de 2012

Professora coleciona mais de 300 orquídeas em Vilhena, RO


"Acho que não consigo mais viver sem elas", diz Sandra Aparecida.
Professora afirma que não gostava de plantas, antes de conhecer orquídeas.

Andréia Machado Do G1 RO

Sandra mantém uma rotina de cuidados com as orquídeas (Foto: Andréia Machado/G1)Sandra mantém uma rotina de cuidados com as orquídeas (Foto: Andréia Machado/G1)
A paixão por orquídeas começou quase que por acidente, já que a professora Sandra Aparecida Leandro de Vilhena (RO), nem gostava de plantas. Há 20 anos, quando ganhou uma orquídea do marido, que morava no município de Cabixi (RO), começou a cultivá-las. No início eram cinco exemplares, atualmente Sandra possui 300 orquídeas em casa.
“Antes eu nem gostava de flores, mas quando ganhei a primeira orquídea me apaixonei imediatamente pela beleza a delicadeza dessa flor tão linda, e comecei a me interessar pela planta, desde então não consigo mais ficar um dia se quer sem apreciar a beleza dessa flor tão linda”, diz Sandra.
Essa é a minha terapia, acho que não consigo mais viver sem elas"
Sandra Aparecida
A professora conta que a temperatura da cidade ajuda na conservação da beleza das flores. Entre as 300 flores, possui 20 orquídeas da espécie conhecida como Cattleya. “Já teve época que eu tive 500 mudas de orquídeas entre espécies do mato e compradas, mas hoje em dia o número caiu porque eu estou doente elas dão muito trabalho para cuidar”, diz a professora.
Ela revela que para cultivar a planta é preciso ter uma rotina de cuidados. “O primeiro passo para se iniciar o cultivo da orquídea é ter um local protegido do vento sul, boa iluminação e proteção do sol, molhar a planta sempre que ela estiver seca e adubá-la periodicamente”, diz a professora.
Sandra conta que o marido é caminhoneiro, então, quando ele viaja, sempre compra uma orquídea nova de presente para ela. “No meu aniversário ou Dia das Mães sempre ganho orquídeas de presente. Mas também compro na medida do possível, pois as mudas não são baratas e quanto mais rara ela é mais cara fica. Eu já cheguei a pagar R$ 300,00 por uma muda”, revela.
A professora afirma que possui uma orquídea que comprou há 20 anos, e que ainda não floresceu. “Eu não perco a esperança. Quando comprei essa orquídea ela tinha flor, mas depois nunca mais floresceu”, conta bem humorada.
Segundo Sandra, a espécie chocolate é uma das orquídeas mais procuradas entre suas amigas. “Adoro o cheiro dessa orquídea, os meus netos também”, diz. Além de colecionar, Sandra fotografa todas as orquídeas. "Essa é a minha terapia, acho que não consigo mais viver sem elas", finaliza.
A profesosra possui mais de 300 orquídeas em casa (Foto: Andréia Machado/G1)A profesosra possui mais de 300 orquídeas em casa (Foto: Andréia Machado/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário