MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 4 de novembro de 2012

Primeiro a terminar o Enem na Uerj considerou a prova 'tranquila'


O motoboy Bruno dos Santos terminou o exame pontualmente às 15h.
Cursando o 2º ano do Ensino Médio, ele fez a prova para ter experiência.

Renata Soares Do G1 Rio

Bruno foi o primeiro a terminar as provas do 2º dia do Enem na Uerj (Foto: Renata Soares/G1)Bruno foi o primeiro a terminar as provas do 2º dia
do Enem na Uerj (Foto: Renata Soares/G1)
O primeiro estudante a concluir as provas do segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), na Zona Norte do Rio, saiu, pontualmente, às 15h e definiu a prova como "tranquila".
O motoboy Bruno Soares dos Santos, de 30 anos, que pretende cursar Comunicação Social, deixou o prédio satisfeito com o seu desempenho.

"Matemática é sempre o mais difícil para todo mundo. A redação foi bem mais fácil e tranquila. Estou confiante", disse o estudante do 2º ano do Ensino Médio, que decidiu fazer o Enem apenas para ganhar experiência na prova.
Barrado no Enem
O vigia André Pereira, de 33 anos, saiu da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) frustrado, na tarde deste domingo (4), no segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No sábado, ele conseguira fazer a prova com a cópia da identidade autenticada. Desta vez, foi impedido pelo fiscal. As regras do concurso exigem documento original do candidato.
André mostra a cópia autenticada, com a qual não pôde fazer a prova (Foto: Renata Soares/G1)André mostra a cópia autenticada, com a qual não
pôde fazer a prova (Foto: Renata Soares/G1)
"Sinto-me lesado e triste. Fiquei uma hora aqui dentro à toa. Agora vou para a delegacia", afirmou André. Segundo ele, o fiscal alegou que o erro foi do colega que aceitou a cópia do documento no dia anterior.
André admitiu que não leu todo o edital do concurso : "Não me lembro se não podia fazer a prova com a cópia autenticada".
Professor dá aula de última horaPouco antes da prova deste domingo (4), o professor de matemática Márcio Barbosa, de 52 anos, ensinava a disciplina com uma prancheta, uma caneta e uma calculadora para os alunos que estão na porta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).
Morador de São Paulo, o professor garante que consegue ensinar truques aos estudantes que vão fazer toda a diferença na hora da prova. “A matemática não é esse bicho de sete cabeças que todo mundo pensa. É simples e exata. Eu ensino coisas aqui que garanto que eles não vão esquecer para o resto da vida”, disse o professor.
Moradora de Ramos, Bruna de Almeida, de 17 anos, disse que chegou cedo só para assistir à aula de Márcio. “Ontem minhas amigas disseram que no finalzinho do dia ele estava aqui e que elas conseguiram aprender coisas com ele em questão de 30 minutos, o que não aprenderam durante o curso de um ano. Isso está acontecendo comigo também. Só vou sair daqui quando os portões se abrirem”, disse a jovem, que pretende cursar direito.
Torcedores do Flu no Enem (Foto: Renata Soares/G1)Bráulio, o pai e Arthur: camisa é amuleto
(Foto: Renata Soares/G1)
Com camisas tricoloresAo meio dia em ponto, as portas se abriram na Uerj. Muitos alunos foram fazer provas vestidos com a camisa do Fluminense, que joga neste domingo com o São Paulo.
Torcedores fanático do Tricolor, os amigos Bráulio Sales, de 17 anos e Arthur Nunes, de 22, acreditam que usar a camisa do time no dia da prova vai dar sorte. "As pessoas não acreditam, mas essa blusa aqui é meu amuleto da sorte. Com ela, vou conseguir fazer a prova de uma maneira calma e tranquila", garantiu Bráulio, que veio acompanhanfo do pai, também torcedor tricolor.
Namorando há 4 meses, Diego Félix, de 27 anos, trouxe a namorada Berkana Rocha, de 17, para realizar as provas. Ele, que também é torcedor do Fluminense, disse que volta para buscar a namorada. "Eu sei que a prova termina às 17h30 e o jogo começa às 17h. Espero que ela termina antes disso, mas também não quero colocar pressão", disse.
Teste de resistênciaO segundo dia de provas do Enem neste domingo será um teste de resistência aos candidatos. Eles vão fazer a partir das 13h, no horário de Brasília, as provas de linguagens e códigos, matemática, e mais a redação. O estudante pode levar até 5h30 para responder a 90 questões e ainda fazer o texto dissertativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário