MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 25 de novembro de 2012

Pôster de Brasília tem traços inspirados na Catedral da cidade


Símbolos como o céu e as áreas verdes de Brasília também foram representados na imagem, apresentada neste domingo, na capital federal

Por Fabrício Marques Brasília

pôster Brasilía Copa do Mundo  (Foto: Fabrício Marques / Globoesporte.com)O pôster de Brasilía para a Copa do Mundo
(Foto: Fabrício Marques / Globoesporte.com)
Foi divulgado neste domingo o pôster oficial da cidade de Brasília para a Copa do Mundo de 2014. A ilustração teve como principal inspiração a Catedral Metropolitana de Brasília, importante monumento da capital federal, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer.
- O desenho tem como pano de fundo, de forma estilizada, a Catedral, que é um ícone da cidade reconhecido no mundo inteiro. Está também representado o imenso e generoso céu de Brasília, com o azul inconfundível. O amarelo e o laranjado representam o nascer e o pôr do sol. O verde, que estará presente no gramado do estádio, é também marca de Brasília, que é uma verdadeira cidade parque. Tem ainda o jogador de futebol, composto por várias cores representando todas as etnias da sociedade brasileira e atletas dos cinco continentes que estarão aqui - explicou o governador, Agnelo Queiroz, durante a cerimônia de apresentação do pôster, na sede do Governo do Distrito Federal (GDF).
De acordo com o GDF, 15 opções de ilustração foram elaboradas por artistas locais. As propostas foram avaliadas por representantes da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo no Distrito Federal (Secopa-DF) e do governo. Três projetos foram selecionados e encaminhados para a Fifa, que apontou o pôster final, criado pelo diretor de arte Sérgio Souza.
- O desenho reflete exatamente o que é Brasília. A condição de múltiplas cores, a congregação, e o marco da cidade que é Catedral. Tudo isso envolvido com o futebol. É um pôster muito bonito e que vai mostrar Brasília para o mundo de maneira adequada - afirmou o secretário extraordinário da Copa em Brasília, Cláudio Monteiro.
pôster Brasilía Copa do Mundo  (Foto: Fabrício Marques / Globoesporte.com)Agnelo participa do lançamento do pôster de Brasília  (Foto: Fabrício Marques / Globoesporte.com)
Alunos da escola pública de línguas do DF também participaram da cerimônia e receberam replicas do pôster. Eles fazem parte de um projeto que está treinando estudantes em seis diferentes idiomas para que atuem como voluntários na Copa das Confederações de 2013 e na Copa do Mundo de 2014.
- Eu achei o desenho muito legal. Gostei bastante. Estou ansiosa pela Copa. Me inscrevi no programa de voluntários da Fifa e estou estudando muito as informações sobre a cidade e o futebol, porque a gente sabe que turista é muito curioso - disse a estudante Gabriel Oliveira Costa, de 18 anos, aluna dos cursos de inglês e espanhol.
Após a cerimônia, o pôster de Brasília para Copa foi erguido por um balão. A ilustração deverá ser instalada durante a semana na área externa do Centro de Convenções da cidade, que fica em frente ao estádio Mané Garrincha. Réplicas do pôster também serão espalhadas por órgãos públicos e escolas do Distrito Federal.
Um pôster para cada cidade-sede
Todas as 12 cidades-sedes da Copa apresentarão neste domingo seus pôsteres oficiais. Belo Horizonte foi a primeira a divulgar a imagem.
Algumas capitais, como Curitiba, realizaram votações populares para a definição do pôster. Os resultados serão divulgados neste domingo.
Todos os pôsteres foram aprovados pela Fifa, que desde a Copa de 1998 promove a confecção das ilustrações. No Mundial de 2006, na Alemanha, pela primeira vez as cidades-sedes foram convidadas pela entidade para criarem seus próprios desenhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário