MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Pecuaristas de RO aprendem técnica para melhorar a genética do rebanho


Inseminação artificial era pouco usada por produtores rurais de Ariquemes.
O processo ajuda no melhoramento da genético do rebanho.

Do G1 RO

Para melhorar a genética dos rebanhos, um grupo de produtores rurais de Ariquemes, RO, recebe instruções sobre o procedimento da inseminação artificial. Devido ao alto custo da tecnologia, o processo era pouco utilizado entre os pequenos pecuaristas.
O treinamento é realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) de Rondônia e possibilita uma capacitação do trabalhador rural, gerando uma nova alternativa de ganho de renda. "Vai abaixar o custo, melhorar a genética e o rebanho com um investimento melhor. O produtor rural vai poder trabalhar com genética avançada com um custo mais baixo", conta Antônio Marcos, mobilizador do Senar.
A instrutora médica veterinária Eva Esteves explica que a técnica de inseminação é mais barata e viável ao pequeno produtor do que a criação de touros, além de garantir melhoramento genético da raça leiteira e de corte com um baixo investimento, necessitando apenas da especialização dos pecuaristas.
Jeremias Montes é produtor rural, já participou do curso e sonha em melhorar a qualidade do seu pequeno rebanho, utilizando uma genética de alta qualidade, por meio da inseminação artificial. "É ótimo a pessoa ter esse treinamento, porque a inseminação atualmente é uma prática muito boa para quem atua na área da pecuária", diz Montes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário