MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Parecidas, bandeiras dos EUA e do Amazonas confundem população


Muitos amazonenses ainda têm dificuldade de distinguir os dois símbolos.
"É dos Estados Unidos", disse estudante ao olhar bandeira do Amazonas.

Camila Henriques Do G1 AM
Bandeira do Estado do Amazonas (Foto: Reprodução)Bandeira do Estado do Amazonas (Foto: Reprodução)
A semelhança entre as bandeiras do Amazonas e dos Estados Unidos causa mais confusão do que se imagina. De acordo com a maioria dos entrevistados pelo G1, as cores e a presença das estrelas são os principais fatores que dificultam a distinção entre uma e outra.
Ao ver a bandeira do Estado, a estudante Brenda Adriane, 17, não titubeou. "É dos Estados Unidos", disse. A dona de casa Ana Maria Rocha, 43, também fez a confusão. "É que as cores são iguais e a bandeira dos EUA aparece muito mais que a do Amazonas", acrescentou.
Para o analista de sistemas Abílio Cabral, 32, a baixa educação da população contribui para a confusão. "Tem gente que nem conhece o hino do Estado. Bandeira é uma identidade visual mais fácil, mas, mesmo assim, nem todo mundo diferencia. De uns tempos pra cá, as escolas tiraram algumas matérias essenciais e isso influenciou de certa forma para que as pessoas tenham esquecido valores básicos", opinou.
Estudante Brenda Adriane, 17, não conseguiu distinguir as duas bandeiras (Foto: Camila Henriques/G1)Estudante Brenda Adriane, 17, não conseguiu distinguir as duas bandeiras (Foto: Camila Henriques/G1)
O funcionário público Thiago Cabeleira, 29, passou por uma situação constrangedora em 2006. "Estava com a bandeira do Amazonas em uma micareta e uma moça disse para eu parar de ´tirar onda de gringo´. Me irritei bastante. É muita ignorância", opinou.
Bandeira dos Estados Unidos da América (Foto: Reprodução)Bandeira dos Estados Unidos da América
(Foto: Reprodução)
No caso do administrador João Marcelo Tavares, 27, e do analista de materiais Isaurino Neves, 24, a confusão entre as duas bandeiras vai além do território do Amazonas. "Fazemos parte de um movimento de renovação carismática da Igreja Católica e viajamos, pelo menos, uma vez por ano para um encontro nacional. É comum que os representantes dos Estados levem as suas bandeiras para uma consagração. Com os amazonenses, é bem curioso, porque sempre confundem com a dos EUA. O engraçado é que só a nossa bandeira tem essa confusão", relatou Tavares.
Já Neves chegou a ser parado por algumas pessoas de fora do Brasil, que queriam saber de que país era a bandeira amazonense. "Em um encontro mundial de juventude, realizado em julho deste ano em Foz do Iguaçu (PR), teve bastante confusão. Mas, por incrível que pareça, os americanos não vieram perguntar sobre a bandeira, talvez porque estivessem em um grupo pequeno", lembrou.
Em suas viagens, João Marcelo costuma atrair olhares de curiosos quando está com a bandeira do Amazonas (Foto: Arquivo Pessoal )Em suas viagens, João Marcelo costuma atrair olhares de curiosos quando está com a bandeira do Amazonas (Foto: Arquivo Pessoal )
História desconhecida
Historiador "autodidata", como ele mesmo se define, o médico Antônio Loureiro explica que as cores da bandeira possuem uma representatividade "padrão". "O vermelho é o povo, azul é a nobreza e o branco é a paz. São cores que estão presentes não só na bandeira norte-americana, mas na do Chile, a de Cuba, da França, e por aí vai", exemplificou. "A semelhança com a bandeira dos EUA existe porque eles eram o parâmetro da época. Foi o primeiro país a se rebelar", completou.
Ainda de acordo com Loureiro, as primeiras notícias referentes à existência de uma bandeira amazonense são do século 19. "Ela foi usada pela primeira vez na Guerra de Canudos (entre 1896 e 1897)", contou.

Semelhança de cores e estrelas das duas bandeiras tornam a confusão mais fácil (Foto: Camila Henriques/G1)Semelhança de cores e estrelas das duas bandeiras tornam a confusão mais fácil (Foto: Camila Henriques/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário