MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 25 de novembro de 2012

Óleo de cozinha usado pode ser reaproveitado no preparo de sabão


A dica de reciclagem é da nutricionista Karin Honorato.
Produto deve ser descartado corretamente após primeiro uso.

Do G1 MG
A nutricionista Karin Honorato visitou o Centro Mineiro de Referências em Resíduos para mostrar como é possível reaproveitar o óleo de cozinha após o uso em frituras. O descarte correto é uma questão de educação ambiental. "Reciclar é sempre bom para a natureza", lembra a nutricionista. Este é o tema da coluna deste domingo (25).
Ao lado de Cristiane Silva, responsável pela cozinha experimental do centro, Karin ensina a receita caseira e alerta sobre cuidados com a saúde. "É sempre bom lembrar que o consumo de óleos deve ser moderado. (...) O excesso de consumo de óleos pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares, obesidade, inflamações e outras doenças crônicas", alerta a nutricionista.

Segundo Karin, o óleo "jamais" pode ser reutilizado na cozinha, porque isso aumenta a quantidade de substâncias tóxicas que podem passar para o alimento e para organismo. O indicado é descartar corretamente ou usá-lo no preparo do sabão. "Fiquem atentos para não jogar o óleo na pia ou no vaso sanitário, porque um litro de óleo usado pode poluir mais de 100 mil litros de água. Isso também vai prejudicar a rede de esgoto, o encanamento ", disse.
Ingredientes:
1 litro de óleo usado
100 ml de água
100 ml de álcool líquido
200 ml de soda caústica

Modo de preparo:
Coloque o óleo em uma garrafa pet grande. Use um funil para despejar a água e o álcool na garrafa. Por último, junte a soda caústica e feche bem o recipiente. Agite a garrafa. A mistura vai ficar homogênea e vai ser percebido um aquecimento, o que é normal. O processo de secagem leva 48 horas. Depois disso, corte a garrafa e retire a barra de sabão. Corte em pedaços da forma desejada.

É importante lembrar que a soda caústica é um produto corrosivo, por isso ela deve ser manuseada com luvas e sapato fechado. O preparo não deve ser feito por crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário