MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 10 de novembro de 2012

Odebrecht firma convênio para entrar no negócio açucareiro


Agência AFP


Uma subsidiária da gigante brasileira Odebrecht firmou nesta sexta-feira com o grupo estatal cubano Azcuba um contrato para administrar um engenho açucareiro estatal, o primeiro convênio deste tipo assinado em mais de meio século, informou a companhia brasileira.
O acordo firmado pela Empresa Açucareira de Cienfuegos, filial de Azcuba, e a Companhia de Obras e Infraestrutura (COI, subsidiária da Odebrecht) "prevê a prestação de serviços de administração ao central (engenho) '5 de setembro' durante 13 anos", segundo um resumo do contrato que foi enviado pela empresa brasileira à AFP.
"O objetivo é recuperar a capacidade agroindustrial" desse engenho, construído na década de 80 na província de Cienfuegos, 250 km ao leste de La Habana, "melhorando a produtividade da área de cultivo e de produção agrícola", informou a COI.
A empresa destacou ainda que esse é o primeiro contrato de administração privada de uma central açucareira cubana, todos de propriedade estatal.
Azcuba é um conglomerado estatal que substituiu em 2011 o Ministério do Açúcar, um emblema da revolução cubana criado nos anos 60 por Fidel Castro. Este foi o setor mais afetado pela crise econômica dos anos 90.
A produção açucareira de Cuba aumentou 16% na última colheita, que terminou em maio, e espera-se que cresça 20% na próxima safra, em dezembro.
A ilha produz quase 1,5 milhão de toneladas anuais, enquanto que nos anos 80 superava os oito milhões de toneladas.
A companhia brasileira enfatizou que a unidade tem produzido nos últimos anos entre 25.000 e 30.000 toneladas de açúcar por safra e, com a "modernização" a qual será submetida, recuperará "sua capacidade original de 90.000 toneladas".
A COI vem trabalhando em Cuba nos últimos anos na Zona Especial de Mariel, um megaprojeto portuário e industrial, de 900 milhões de dólares, que será construído a 50 km ao oeste de La Havana, com dois terços do financiamento aportado por Brasil.
O contrato com Azcuba foi assinado na Feira Internacional de La Havana, na qual outras duas empresas brasileiras, Fanavid e Marcopolo, negociam instalar em Cuba fábricas de vidro e de carrocerias de ônibus

Nenhum comentário:

Postar um comentário