MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 17 de novembro de 2012

Obama tenta reforçar influência sobre Sudeste Asiático


Agência Estado

Na sua primeira viagem ao exterior desde a campanha à reeleição, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, deve tentar reforçar a influência norte-americana no Sudeste Asiático, apesar da ascendência da China sobre a região. Ele se tornará o primeiro presidente dos EUA a visitar Mianmar e Camboja.
A viagem, que começa neste sábado, será a quarta de Obama à Ásia. A visita ocorre em meio a desafios internos incomuns, como a abertura de discussões com legisladores sobre como evitar o abismo fiscal - série de cortes de gastos e aumentos de impostos automáticos programada para entrar em vigor no começo do ano que vem - e um escândalo sexual em sua equipe de segurança nacional.
Ainda assim, Obama está ansioso para retomar assuntos de política externa colocados em segundo plano durante a campanha. A inédita visita a Mianmar, ou Birmânia, uma vez que os americanos não reconhecem a mudança de nome do país, dá à viagem um caráter histórico e reforça o objetivo estratégico dos EUA na região, com paradas na Tailândia e no Camboja, onde Obama participará da Cúpula do Leste Asiático em Phnom Penh.
O presidente quer reforçar a imagem de seu país como uma potência aos olhos dos países da Ásia e Pacífico. "Dar continuidade ao desenvolvimento de uma articulação com a Ásia será uma parte crítica do segundo mandato do presidente e pode acabar se tornando o seu legado em política externa", disse o assessor de segurança nacional Ben Rhodes, antes da viagem.
A Cúpula do Leste Asiático terá a participação dos 10 países membros da Associação de Nações do Sudeste Asiático e de oito outras nações: EUA, China, Japão, Coreia do Sul, Índia, Rússia, Austrália e Nova Zelândia. As informações são da Associated Press.

Nenhum comentário:

Postar um comentário