MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Obama "perdoa" peru escolhido na véspera de Ação de Graças


Agência EFE

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, "perdoou" nesta quarta-feira, 21, em cerimônia realizada nos jardins da Casa Branca, o peru Cobbler, escolhido "Peru Nacional de Ação de Graças 2012" pelos internautas americanos através de uma votação realizada no Facebook.
Esta foi a primeira vez que o peru a ser perdoado pelo presidente na véspera do Dia de Ação de Graças foi escolhido pelos cidadãos em uma "disputa" que envolvia duas aves. Nenhuma delas, porém, vai acabar na panela, já que o perdedor ocupa o posto de "suplente". O peru é o prato mais tradicional das famílias americanas nesta data.
Acompanhado por suas duas filhas, Sasha e Malia, o presidente estabeleceu durante seu discurso um divertido paralelo entre a escolha de Cobbler contra o outro peru, Gobbler, e sua reeleição nas urnas no último dia 6, quando tinha como concorrente o republicano Mitt Romney.
"O povo americano falou", afirmou, bem-humorado.
A votação no Facebook para decidir qual peru se salvaria encerrou ontem à noite com 2.793 votos favoráveis a Cobbler, que, segundo a Casa Branca, é "fã" das músicas de Carly Simon. Já Gobbler, que recebeu 2.567, foi descrito como apreciador de "todo tipo de música" que tenha violino.
Enquanto o ato era realizado, vários ativistas da ONG PETA, de defesa dos animais, se concentraram em frente à Casa Branca para pedir a Obama que abandonasse uma tradição que consideram "ofensiva" e "defasada".
"O perdão do peru banaliza o massacre de 46 milhões de aves pelo Dia de Ação de Graças e contribui para dar a impressão de que o presidente dos EUA tem algum tipo de vínculo empresarial com esta indústria", criticou em comunicado a presidente da PETA, Ingrid E. Newkirk.
"Os perus não precisam ser 'perdoados' porque não são culpados de nada", sentenciou Newkirk, que além disso pediu ao presidente para que comemore o Ação de Graças com um "delicioso Tofurky" assado, uma alternativa vegetariana ao peru elaborada a partir de tofu orgânico.
Perdoados pelo presidente, Cobbler e Gobbler, que pesam cerca de 20 quilos cada e nasceram no mesmo dia e na mesma fazenda, há aproximadamente 19 semanas, se mudarão para os jardins de Mount Vernon, mansão onde viveu o primeiro presidente dos EUA, George Washington.

Nenhum comentário:

Postar um comentário