MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 4 de novembro de 2012

Obama e Romney aceleram ritmo no penúltimo dia de campanha


Disputa pela Casa Branca está empatada, segundo as pesquisas.
Com sinais de cansaço, candidatos visitam estados estratégicos.

Da France Presse

O presidente Barack Obama e o rival republicano Mitt Romney continuam neste domingo (4) em ritmo acelerado na campanha eleitoral pela presidências dos Estados Unidos. No penúltimo dia da campanha pela Casa Branca, a disputa está empatada, segundo as pesquisas.
Obama e Romney, com evidentes mostras de cansaço, vão de um estado estratégico a outro, em um último esforço para gerar entusiasmo entre os eleitores para que não deixem de votar na terça-feira (6).
A apenas 48 horas da eleição, uma nova pesquisa da ABC News/Washington Post mostra um empate: os dois aparecem com 48% das intenções de voto, enquanto entre os eleitores independentes, que podem definir o resultado, ambos estão com 46%.
O site RealClearPolitics, que estabelece a média das pesquisas, também mostra os candidatos emparelhados, mas com uma leve vantagem para Obama em vários estados considerados cruciais.
Romney
"Dois dias! Dois dias para nos dedicarmos ao trabalho!", conclamou, otimista, Romney, em seu primeiro ato de campanha deste domingo, em Des Moines, Iowa (centro), onde voltou a fazer uma comparação entre o que, em sua opinião, são as políticas fracassadas de Obama e sua oferta de reativar a economia e gerar emprego.
"Quase todas as medidas que ele tomou fizeram mal para a economia e para os americanos. Vinte e três milhões de americanos lutam para encontrar um trabalho decente", repetiu Romney em outro comício, agora em Cleveland, Ohio (norte).
"Se o presidente for reeleito...", começou a dizer Romney neste comício, quando foi interrompido pelo público com um sonoro "Não!". "É possível, embora não seja provável", respondeu o ex-governador de Massachusetts (nordeste), de 65 anos.
Obama
"Em última instância, a decisão é de vocês. Vocês têm o poder. Vocês tomarão a decisão, em dois dias, que moldará o destino do país nas décadas por vir", disse Obama, de 51 anos, a simpatizantes em Concord, New Hampshire (nordeste).
Na noite de sábado, o presidente já tinha aludido à responsabilidade de seus eleitores, durante comício em Virgínia (leste), ao pedir às pessoas que compareçam às urnas e convençam os indecisos a fazer o mesmo. "Têm que dizer a todos que não é apenas uma decisão entre dois candidatos ou dois partidos. É uma decisão entre duas visões diferentes para os Estados Unidos", completou diante de 24.000 pessoas.
O ex-presidente Bill Clinton, que faz uma viagem extenuante para impulsionar a candidatura de Obama, defendeu a administração democrata que, pare ele, fez o melhor possível apesar da "situação ruim" em que estava o governo em janeiro de 2009, quando assumiram.
Comícios finais
Obama acordou este domingo tendo pela frente uma série de comícios que o levariam a percorrer 8.000 km para chegar a cinco estados considerados estratégicos. Depois de New Hampshire (nordeste), ele passou pela Flórida (sudeste), um estado que rende 29 votos no colégio eleitoral e onde, segundo o site RealClearPolitics.com, Romney tem uma pequena vantagem.
O povo hispânico pode ser decisivo no estado pois um número recorde de latinos em nível nacional se registrou a votar nestas eleições, chegando a quase 24 milhões de pessoas. Segundo as pesquisas de opinião, 70% dos hispânicos dizem que votarão em Obama e 20% em Romney.
Nesta eleição, no entanto, o estado mais cobiçado é Ohio (norte), como comprovam as insistentes visitas dos candidatos na reta final da campanha: ambos fizeram comícios no local na sexta-feira e sábado.
Obama, que retomou nos últimos dias o lema da campanha de 2008 de "mudança", concluirá a jornada de 20 horas de campanha este domingo com paradas em Colorado (oeste), Ohio e Winsconsin (norte). O presidente fará seus últimos discursos de campanha na segunda-feira em Winsconsin, Ohio e Iowa, antes de chegar na noite de segunda-feira a Chicago (Illinois, norte), onde ficará no dia das eleições.
Romney não fica atrás e depois de Iowa e Ohio, se encontrará com simpatizantes em Pensilvânia (leste), um estado que corteja para garantir pelo menos 270 votos dos 538 no colégio eleitoral, em um país com eleição presidencial indireta.
O republicano, que adotou nos últimos dias uma mensagem integradora para atrair o máximo de indecisos moderados, esperará os resultados em Boston (Massachusetts), após um último dia de campanha em que visitará Flórida, Virgínia (leste), Ohio e New Hampshire.
"Nós estamos prontos. A porta de um futuro melhor está aberta", afirmou Romney na noite de sábado no Colorado, ao expressar confiança de que "deixaremos para trás os quatro últimos anos". "Não representarei um partido, representarei uma nação", afirmou mais de uma vez o republicano nos últimos dias, com uma mensagem para tentar atrair o máximo de indecisos moderados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário