MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Novo advogado assume defesa do goleiro Bruno durante júri popular


Informação da nomeação de Tiago Lenoir foi confirmada pelo promotor.
Rui Pimenta foi destituído da defesa do jogador na manhã desta terça.

Rosanne D'Agostino Do G1, em Contagem (MG)

O promotor Henry Wagner Vasconcelos de Castro confirmou ao G1, na sala do Tribunal do Júri de Contagem, que o goleiro Bruno Fernandes já apresentou um novo advogado, Tiago Lenoir. O goleiro destituiu o advogado Rui Pimenta durante a manhã desta terça-feira (20). A defesa está sendo conduzida pelo defensor Francisco Simim.
O advogado Rui Pimenta, que foi destituído da defesa do goleiro Bruno pelo próprio atleta, dentro do Fórum de Contagem, disse que foi "pego de surpresa" com a decisão do cliente. Ele, junto com o defensor Francisco Simim, faziam a defesa do goleiro no júri popular pelo desaparecimento e morte e Eliza Samúdio.
"O Bruno agradeceu o trabalho feito, mas disse que queria mudar de estratégia", explicou o advogado, que disse ainda que o goleiro não apresentou a justificativa da decisão. “Eu não perguntei por quê [houve a destituição da defesa]", explicou. "Ele disse que queria que eu continuasse com um habeas corpus para ele", afirmou Pimenta, se referindo ao pedido feito ao Supremo Tribunal Federal (STF), para que Bruno respondesse ao processo em liberdade. No dia 1º de outubro de 2012, o ministro Joaquim Barbosa negou, liminarmente, o pedido de soltura. O mérito ainda não foi julgado.
O advogado ainda disse que torce para que ele seja absolvido. "Faço votos que isso [a destituição]  seja bom para ele", disse.
O goleiro Bruno Fernandes pediu a destituição de seus advogados Rui Pimenta e Francisco Simim durante o julgamento do caso Eliza Samudio nesta terça-feira (20), no Fórum de Contagem, em Minas Gerais. O pedido foi visto pela juíza Marixa Fabiane, que preside o júri, como uma manobra para adiar o julgamento.
Bruno pediu novo prazo para a juíza. Ela afirmou, durante o júri, que Bruno havia solicitado a destituição de Simim "claramente com vistas ao desmembramento do julgamento", e negou o pedido. O goleiro havia argumentado que, como o advogado estava defendendo também sua ex-mulher, ele poderia ser prejudicado.
Para evitar a manobra, a juíza determinou que a ré Dayanne Rodrigues, ex-mulher de Bruno, seja julgada em outra data.
Defesa da família de Eliza
O advogado José Arteiro Cavalcante Lima, que defende a família de Eliza Samudio, afirmou que a destituição de Rui Pimenta da defesa de Bruno nesta terça-feira (20) vai favorecer a acusação. “Para gente é maravilhoso, eu acho que o Bruno vai ficar seriamente prejudicado”, disse.
O advogado ainda acredita que outras pessoas tiveram influência na atitude do atleta, porém não citou nomes. “Foi uma manobra, tem alguém por trás”, afirmou Arteiro. Ele ainda citou que o depoimento de Cleiton Gonçalves, nesta segunda-feira (19), também pode ter influenciado na decisão de destituir a defesa. “Ele achou que o Cleiton teria que defendê-lo, e o Cleiton arrasou com ele ontem”, avaliou o advogado.
Multa
A juíza já havia determinado multa aos aos advogados do ex-policial Marcos Aparecido dos Santos, o Bola, nesta terça-feira (20). Eles haviam deixado o júri iniciado na segunda-feira (19), atitude que foi considerada "injustificada" pela magistrada.
A multa é de R$ 18.660 para cada um dos defensores, o equivalente a 30 salários mínimos. Somados, eles terão que pagar R$ 55.980 em até 20 dias, de acordo com a decisão da juíza. Os advogados de Bola são três: Ércio Quaresma, Zanone de Oliveira Júnior e Fernando Magalhães.
Os responsáveis pela defesa do ex-policial Bola haviam deixado o júri por discordarem do limite de 20 minutos estipulado pela juíza Marixa para cada defesa apresentar seus argumentos preliminares. "A defesa não vai continuar nos trabalhos, nós não vamos nos subjugar à aberração jurídica de impor limites onde não há", disse Quaresma.
O abandono ocorreu "sem haver razão juridicamente relevante", segundo a juíza. "Esse tipo de conduta causa grande prejuízo ao estado e à sociedade que implica em gasto de dinheiro público", afirmou ela, durante o julgamento.
O fato será comunicado à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que deve avaliar a conduta dos defensores, ainda de acordo com a magistrada.
O segundo dia de julgamento deve prosseguir com os depoimentos das testemunhas de acusação. Na segunda-feira (19), o ex-motorista do goleiro Bruno Fernandes, Cleiton Gonçalves, foi ouvido no júri, presidido pela juíza Marixa. Além de Bruno, outros três réus - incluindo Luiz Henrique Ferreira Romão, o Macarrão - estão sendo julgados por cárcere privado e pela morte de Eliza, ex-amante do goleiro.
Nesta terça-feira, a primeira testemunha que deve ser ouvida é João Batista, que presenciou o depoimento do ex-motorista à polícia antes do julgamento. Em seguida, deve ocorrer uma acareação entre João Batista e Cleiton.
Na sequência, a testemunha que deve depor é a delegada Ana Maria Santos, que atuou nas investigações do desaparecimento da ex-amante de Bruno. Segundo o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), ela foi convocada para comparecer ao fórum às 9h, assim como a delegada Alessandra Wilke, que também trabalhou na apuração. Apesar de não ter sido arrolada pelo MP, ela também pode ser ouvida nesta terça-feira, segundo a Justiça.
Além destes, fazem parte do corpo de testemunhas de acusação o detento Jaílson Alves de Oliveira, que diz ter ouvido uma confissão de Marcos Aparecido dos Santos, o Bola. Por fim, deve ser lido o depoimento de Renata Garcia da Costa, assistente do sistema socioeducativo de Minas Gerais, que acompanhou os primeiros depoimentos feitos à polícia.
Somente após a conclusão dos depoimentos das testemunhas de acusação é que serão ouvidas as testemunhas de defesa. A previsão é que o julgamento dure pelo menos duas semanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário