MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

No primeiro dia, júri do caso Eliza fica com um réu a menos e define jurados


Advogados de Bola abandonaram júri após discordarem de prazo da juíza.
6 mulheres e 1 homem decidirão se Bruno é culpado pela morte de Eliza.

Do G1, em Contagem (MG)
O primeiro dia do júri popular do caso Eliza Samudio, realizado nesta segunda-feira (19) no Fórum de Contagem, em Minas Gerais, foi marcado pelo abandono dos advogados Ércio Quaresma e Zanone de Oliveira Júnior, que defendem Marcos Aparecido dos Santos, o Bola, por discordarem de prazo estipulado pela juíza. A sessão definiu seis mulheres e um homem como jurados do caso e ainda ouviu a primeira testemunha, Cleiton Gonçalves, ex-motorista do goleiro Bruno Fernandes de Souza.
Bruno e os demais réus vão a júri popular por cárcere privado e morte da ex-amante do jogador, Eliza Samudio, em crime ocorrido em 2010. O júri é presidido pela juíza Marixa Fabiane Lopes Rodrigues e a previsão é que o julgamento dure pelo menos duas semanas. A Promotoria acusa o jogador, que atuava no Flamengo, de ter arquitetado o crime para não ter de reconhecer o filho que teve com Eliza nem pagar pensão alimentícia.
Ex-motorista fala sobre 'Eliza já era'
Passava das 17h quando a primeira testemunha do caso – Cleiton Gonçalves, ex-motorista de Bruno – começou a ser ouvida. Ele foi arrolado pela acusação, feita pelo promotor Henry Wagner Vasconcelos de Castro, e confirmou à juíza que ouviu de Sérgio Rosa Sales, primo do goleiro, que "Eliza já era". A declaração, segundo a testemunha, foi dada em 10 de junho de 2010, data apontada como dia da execução da ex-amante de Bruno. "Eu nem procurei saber o que ele tava falando", disse ao júri.
Para mim [Bruno] é uma boa pessoa"
Cleiton Gonçalves, ex-motorista de Bruno
Durante a investigação policial, Cleiton Gonçalves foi baleado de raspão, no dia 26 de agosto de 2012, e teve seu carro atingido por disparos no dia seguinte. Os ataques aconteceram quatro dias depois da morte de Sérgio Rosa Sales. Na época, o delegado Wagner Pinto disse que as tentativas de homicídio estavam relacionadas a morte de um homem ocorrida em uma churrascaria, dentro de um posto de gasolina, em Contagem, no dia 2 de março deste ano. Cleiton chegou a ser preso, mas foi liberado. O advogado da testemunha também disse que a motivação das tentativas de homicídio não tinha relação com o caso.
Rui Pimenta, advogado de Bruno, perguntou ao ex-motorista se ele considerava o goleiro um "bom homem". "Para mim é uma boa pessoa. Eu nunca presenciei [ele fazendo mal]", disse a testemunha, acrescentando que Bruno "nunca mostrou ser desequilibrado".
O depoimento de Cleiton Gonçalves à polícia foi lido durante a sessão. Segundo a denúncia, o ex-motorista esteve com Bruno nos dias em que Eliza era mantida em cárcere privado no sítio do atleta, em Esmeraldas (MG). No dia 8 de junho de 2010, ele estava com os primos de Bruno, Sérgio Rosa Sales e Jorge Luiz Lisboa Rosa, quando o carro do goleiro foi apreendido pela Polícia Militar em uma blitz por causa de documentação irregular. No veículo, que havia sido usado para transportar Eliza do Rio de Janeiro para Minas Gerais, foram encontrados vestígios de sangue. O ex-motorista negou ter visto manchas de sangue no carro.
Júri tem seis mulheres e um homem
Seis mulheres e um homem foram escolhidos pelas defesas e pela acusação para compor o Conselho de Sentença. O grupo que decidirá o destino do goleiro Bruno e dos demais réus fez o juramento de que vai analisar o caso com imparcialidade. Os demais convocados, que não foram escolhidos para compor o júri, foram dispensados e deixaram o plenário. O corpo de jurados é formado por sete pessoas, todos cidadãos maiores de 18 anos que residem em Contagem (MG). Eles não podem ter antecedente criminal ou parentesco com os acusados.
Uma jurada chorou ao comunicar parentes do confinamento e emocionou a juíza. "Eu tenho vontade de chorar no júri quando penso que vou ficar tantos dias longe dos meus filhos amados", disse Marixa Fabiane. Os jurados vão ficar confinados até o final do julgamento e não podem conversar entre si sobre o caso. A acomodação e alimentação são custeadas pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais, que prevê um gasto de R$ 35 mil com o júri.
Advogado de Bola abandona júri
Ércio Quaresma e Zanone de Oliveira Júnior, responsáveis pela defesa do ex-policial Marcos Aparecido dos Santos, o Bola, abandonaram o júri do caso Eliza Samudio antes do intervalo da sessão por discordarem do limite de 20 minutos estipulado pela juíza para cada defesa apresentar seus argumentos preliminares. "A defesa não vai continuar nos trabalhos, nós não vamos nos subjugar à aberração jurídica de impor limites onde não há", disse Quaresma.
Leonardo Diniz, advogado de Luiz Henrique Ferreira Romão, o Macarrão, também chegou a anunciar sua saída, mas voltou atrás quando a sessão foi retomada. "Conversando com meu cliente, nós vimos que não seria bom adiar [...] Primeiro realmente nós resolvemos sair, mas depois, vimos que o direito de decidir é dele. Ele merece uma defesa".
Com a decisão dos advogados do ex-policial, a juíza declarou Bola indefeso. Ele não aceitou ser representado por um defensor público e, com isso, terá dez dias para nomear um novo advogado. A manobra foi festejada pela defesa, que deixou o Fórum de Contagem feliz com o possível desmembramento do julgamento do cliente.
A equipe afirmou que não vai abandonar a defesa de Bola. "Eu sou advogado do Marcos e sempre continuarei sendo, e não é essa juíza que vai me tirar isso. Não abandonei o homem, abandonei o plenário", disse Ércio Quaresma.
Rui Pimenta, advogado do goleiro Bruno, disse que não iria abandonar o cliente. "O Bruno está esperançoso. O Bruno está cansado de cadeia, doido pra sair e comer uma picanha mal passada. Pra isso, ele precisa de um alvará de soltura. Por isso vamos continuar no júri". Ele disse que o possível desmembramento do processo favorece Bruno porque diminui o tempo de julgamento. "Acho que, assim, não dura mais que quatro dias", afirmou.
Ao falar sobre o caso, o presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Nelson Calandra, disse que abandono do júri por um advogado é "grave ofensa ao Estado brasileiro". "Se ele acha que 20 minutos é pouco para ele falar, poderia argumentar e questionar posteriormente. Não dar as costas, deixando seus defendidos totalmente indefesos. Isso sim é violar o compromisso da defesa".
Já o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, defendeu a atitude tomada pelos advogados. "Vinte minutos num processo dessa natureza é pouco para imprimir teses. Deveria haver maleabilidade por parte da juíza presidente do júri, na medida em que se está buscando a ampla defesa, a liberdade, diminuir a participação de cada um dos acusados no evento".
Macarrão passa mal
Luiz Henrique Ferreira Romão, o Macarrão, foi retirado do plenário, logo após a sessão ser reiniciada, a pedido do seu defensor. Ele disse à juíza Marixa Fabiane Lopes Rodrigues que o réu estava passando mal e perguntou se o acusado poderia sair por alguns minutos. A juíza aceitou o pedido e Macarrão foi retirado da sala. O réu não voltou mais para a sessão.
Tudo resolvido? Fico feliz de não ter que intervir nessa questão tão pequena"
Juíza Marixa Fabiane Lopes Rodrigues, durante desentendimento entre advogados dos réus
manifestações caso eliza (Foto: Pedro Trinelli e Glauco Araújo/G1)Imediações do Fórum de Contagem foram palco de
protestos de mulheres e de papai noel que viajou
700 km (Foto: Pedro Trinelli e Glauco Araújo/G1)
Desentendimento entre advogados
Os advogados Rui Pimenta, que defende o goleiro Bruno, e Ércio Quarema, responsável pela defesa do ex-policial Marcos Aparecido dos Santos, o Bola, discutiram logo no início da sessão por causa de seus lugares no plenário. Quaresma disse que Pimenta tomou o seu lugar. "Ele foi lá e tirou minhas coisas", afirmou à juíza, pedindo "elegância" ao colega.
"Se os senhores não resolverem, eu vou ter que ir lá resolver", afirmou Marixa Fabiane Lopes Rodrigues durante a confusão. "Tudo resolvido? Fico feliz de não ter que intervir nessa questão tão pequena", declarou depois que o desentendimento foi encerrado.
Manifestações
Cerca de 40 integrantes de um grupo chamado União Brasileira de Mulheres chegaram ao Fórum de Contagem, durante a manhã, carregando cruzes com os nomes de mulheres que, segundo eles, foram assassinadas por maridos e amantes. Mais tarde, eles fizeram enterro simbólico de Eliza Samudio, em jardim na frente do Fórum de Contagem.
Vestido de papai noel, Valdeciro Bispo, de 39 anos, realizou uma manifestação solitária sem relação com o caso Eliza Samudio, após viajar 700 km desde Rio Pardo de Minas, no norte do estado. Ele segurou uma faixa com os dizeres: "Ajude o papai noel e encontrar 1 prefeito e 3 vereadores não corruptos para a cidade de Rio Pardo de Minas. Pois os que foram eleitos por lá estão sendo investigados pelo Ministério Público suspeito de compra de votos".
Antes do início do júri, um grupo de curiosos já se reunia na porta do Fórum Doutor Pedro Aleixo. A estudante de direito Cláudia Muzzi, de 32 anos, foi a primeira a chegar. Ela veio de Itaúna (MG) para acompanhar o caso, e se diz apaixonada por julgamentos. "Eu assisto a vários júris em outras cidades". Ela arriscou que Bruno vai ser condenado pela comoção social causada pelo crime.

Nenhum comentário:

Postar um comentário