MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 11 de novembro de 2012

Na PB, ação ensina como descartar óleo de cozinha sem agredir ambiente


Campanha acontece neste domingo (11),em João Pessoa.
Ação faz parte do Godstock 2012, promovido pela Fundação Cidade Viva.

Do G1 PB

Campanha “Uma lixeira a mais & Meu óleo saturado” acontece em João Pessoa, neste domingo (Foto: Divulgação )Campanha “Uma lixeira a mais & Meu óleo
saturado” acontece em João Pessoa, neste
domingo (Foto: Divulgação )
Uma campanha de educação ambiental que será realizada neste domingo (11) em João Pessoa prevê a distribuição de sacolas alternativas de papel e recipientes etiquetados para recolher o óleo de cozinha saturado. A campanha “Uma lixeira a mais & Meu óleo saturado” integra a programação do Godstock 2012, evento realizado pela Fundação Cidade Viva. Cerca de dois mil recipientes serão distribuídos aos membros e visitantes da Cidade Viva para recolher o óleo saturado, durante as três mensagens realizadas no Centro de Convenções Cidade Viva, nos horários de 10h, 16h e 19h.
A campanha teve início ainda no sábado (10) com a distribuição das sacolas e recipientes no Parque da Criança, em Campina Grande. A sacola de papel em substituição à plástica mostra a importância da separação do lixo seco do úmido e também do cuidado de manter a cidade limpa, apontando para a coleta seletiva do lixo e da importância da educação ambiental. Já a distribuição dos recipientes etiquetados busca conscientizar a sociedade paraibana dos prejuízos causados ao meio ambiente quando óleo de frituras (já saturado) é derramado na pia.
“Essas ações têm o intuito de promover a educação ambiental, que é o alicerce para a conscientização ecológica. Essas ações de incentivo são para fazerem o básico da coleta seletiva, que é separar o lixo seco (inorgânico) do úmido(orgânico), como também substituir as sacolas plásticas pelas lixeiras de jornal quando for possível”, reforça a coordenadora da campanha, Maíza Fagundes.
Maíza Fagundes faz alerta ainda para as consequências do óleo de cozinha jogado na pia. A estimativa é que apenas um 1 litro de óleo é capaz de poluir um milhão de litros de água. Na rede de esgoto, o óleo usado se junta a outros resíduos causando entupimentos gerando transtorno e demandado recursos para desobstruir a galeria. Quando chega nos rios, córregos, lagoas e mares forma uma película que impede a oxigenação da água matando as criaturas aquáticas, enquanto no solo gera impermeabilização, dificultando a passagem da água da chuva e propiciando enchentes.
A dica dada na campanha é de colocar o óleo saturado em garrafas pet, para que assim pode ser levando a um posto de coleta e será transformado em um sabão, em detergente, ou até mesmo biodiesel. “Entregaremos as garrafinhas orientando para colocarem o óleo frio dentro delas ou de outra e ensinando a entregarem em um posto de coleta da sua cidade”, completou Maíza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário