MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 24 de novembro de 2012

Mutirão de combate ao câncer de pele inicia trabalhos em Manaus


Atividades foram realizadas em quatro pontos da capital.
Câncer de pele é o tipo mais comum da doença no Amazonas

Mônica Dias Do G1 AM

Mutirão de atendimento para evitar câncer de pele teve início, em Manaus (Foto: Alfredo Fernandes/Agecom)Mutirão de atendimento para evitar câncer de pele teve início, em Manaus (Foto: Alfredo Fernandes/Agecom)
A ação nacional contra câncer da pele, que acontece neste sábado (24), terá quatro postos em Manaus e deve atender mais de 500 pessoas das 9h às 15h, de acordo com o coordenador regional da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Fábio Francesconi.
Segundo informações da Fcecon, o atendimento aconteceu nos seguintes locais: Fundação de Medicina Tropical Heitor Vieira Dourado, Fundação Alfredo da Matta e no Ambulatório Araújo Lima do Hospital Getúlio Vargas da Universidade Federal do Amazonas, além da própria Fundação de Oncologia.
Em entrevista ao G1, o coordenador explicou que não serão feitas consultas, e sim esclarecimentos e encaminhamentos. "Vamos tirar dúvidas, ensinar como previnir, examinar sinais de pele ou feridas que possam indicar algum caso e encaminhar para médicos pessoas com sintomas da doença. Para ir não precisa marcer, só ir aos pontos de atendimento", disse.
Atendimentos foram feitos neste sábado (24) em Manaus (Foto: Alfredo Fernandes/Agecom)Atendimentos foram feitos neste sábado (24)
(Foto: Alfredo Fernandes/Agecom)
Dados do Instituto Nacional do Câncer apontam que o câncer de pele é o tipo mais comum da doença no Amazonas e, somente em 2012, mais de mil pessoas deverão sofrer com a doença que é causada principalmente pela exposição excessiva ao sol, sem proteção adequada. "É a pele é o maior órgão do corpo e está em contato com a natureza o tempo todo, e muitos não se protegem de forma adequada. É preciso fazer o diagnóstico precoce, pois se tratado tardiamente pode causar deformações na pele e até a morte, dependendo do tipo", explicou.
A orientação do dermatologista é que as pessoas busquem pelo atendimento médico, assim que perceberem alterações na pele como, por exemplo, mudanças de cor, verrugas, traumas, irritações, feridas, coceiras e sangramentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário