MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Mercados de 'tapas' são opção para provar comida típica em Madri


Espaços gourmet que servem os famosos tira-gostos viram moda.
É possível degustar versões tradicionais e revisitadas dos pratos.

Flávia Mantovani Do G1, em São Paulo

Quem visita Madri não pode deixar de provar uma das principais atrações gastronômicas espanholas: as "tapas". Além dos muitos bares, restaurantes e tabernas espalhados pela cidade, uma opção para comer esses tira-gostos típicos, que podem ter os mais variados ingredientes, são novos mercados gourmet, dedicados quase inteiramente à degustação de aperitivos.
O mais conhecido deles é o Mercado de San Miguel, que fica no coração do centro histórico da cidade, em um edifício antigo revitalizado em 2009. Mas nos últimos dois anos foram inaugurados outros dois mercados com um perfil parecido, um deles também antigo e reformado (San Anton) e o outro totalmente novo (Mercado Isabela).
Menos conhecidos pelos turistas, ambos viraram moda principalmente entre os próprios madrilenhos, que aparecem na hora do almoço ou depois do trabalho para se dedicar a uma das atividades de lazer preferidas no país, o “tapeo” (degustação de várias tapas diferentes). As opções vão desde os aperitivos espanhóis mais tradicionais, como pão com tomate e jamón serrano (uma variedade de presunto cru), até reinvenções sofisticadas, como mini-hambúrgueres com foie gras. Os três estabelecimentos têm amplo horário de abertura, permitindo fazer uma boquinha do café da manhã ao jantar.
Mercado de San Anton em Chueca, Madri (Foto: Divulgação)Vendedora serve "tapas" no mercado de San Anton, que fica no bairro de Chueca, em Madri (Foto: Divulgação)
Mercado de San Anton
Revitalizado em 2011, o moderno mercado fica numa das ruas agitadas de Chueca, o bairro gay de Madri. No segundo andar há um balcão coletivo onde é possível degustar tapas sofisticadas com ingredientes como foie gras e trufas, e tomar vinhos de todo o país ou ainda a sidra típica da Galícia. Quem preferir mais conforto, pode tentar uma mesa no restaurante do topo, “La Cocina de San Anton”, que tem uma varanda disputada no verão (recomenda-se fazer reserva com antecedência de ao menos cinco dias). No cardápio, há porções com preços não muito altos (mas de tamanhos também reduzidos). No final do passeio no mercado, ainda dá para levar para casa queijos e embutidos típicos vendidos no primeiro andar, dedicado à venda de frutas, carnes e outros produtos in natura.
Endereço: Calle Augusto Figueroa, 24, Madrid.
Telefone: (+34) 91 330 07 30 (mercado) e (+34) 91 330 02 94 (restaurante).
Horários:
de segunda a domingo, das 10h às 24h (parte gourmet e restaurante) e das 10h às 22h (mercado tradicional). O restaurante abre até a 1h30 da madrugada às sextas, sábados e vésperas de feriados.
Sites: www.mercadosananton.com (mercado) e www.lacocinadesananton.com (restaurante)
Mercado de San Miguel, em Madri, Espanha (Foto: Divulgação)Mercado de San Miguel, onde é possível degustar tapas no centro histórico de Madri (Foto: Divulgação)
Mercado de San MiguelLocalizado na parte mais turística da cidade, perto da Plaza Mayor, o bonito de edifício de ferro e vidro que abriga o mercado chama a atenção dos passantes. Concluído em 1916, foi reaberto em maio de 2009, após passar por uma reforma. Em seu interior, há 33 postos, onde é possível provar tapas sofisticadas à base de queijos, peixes e embutidos. Também dá para comer doces e beber vinhos, vermutes e cavas (o espumante espanhol). Há dois balcões para degustação, mas, como eles estão sempre cheios, o mais comum é se misturar ao burburinho e comer e beber em pé. São 75 mil visitantes por semana.
Endereço: Plaza de San Miguel, s/n, Madri, Espanha.
Telefone: (+34) 91 542 49 36
Horários:
De segunda a quarta e aos domingos, das 10h às 24h. De quinta a sábado, das 10h às 2h.
Site: www.mercadodesanmiguel.es
Mercado Isabela, no centro financeiro de Madri (Foto: Divulgação)Comerciantes no Mercado Isabela, localizado no centro financeiro de Madri (Foto: Divulgação)
Mercado IsabelaO mais novo dos três mercados foi inaugurado em meados deste ano, no centro financeiro de Madri. Muitos dos frequentadores são executivos que trabalham nas proximidades, e os preços acompanham o perfil do público. Se os demais mercados têm uma pequena parte para o comércio tradicional de frutas, verduras e carnes, o Isabela nasceu 100% dedicado às tapas. No térreo, são vendidas guloseimas para café da manhã e tapas tradicionais. No segundo andar, “tapas de autor”, com invencionices. No último piso, fica um restaurante comandado pelo chef Joaquin de Felipe, detentor de uma estrela Michelin. Todos os andares têm varanda, e o mercado está aberto 365 dias ao ano.
Endereço: Paseo de la Habana, 3, Madri, Espanha.
Telefone: (+34) 91 562 71 83.
Horário: de domingo a quarta, das 11h às 24h. De quinta a sábado, das 11h às 2h.
Site: www.isabelastore.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário