MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Médicos fazem campanha de prevenção ao câncer de boca em MS


Fumo e falta de higiene bucal são principais causas, dizem médicos.
Serão feitas orientação e distribuição de panfletos em Campo Grande.

Do G1 MS
Começou nesta terça-feira (6), em Campo Grande, a Semana Estadual de Prevenção ao Câncer de Boca, doença que mata cerca de 6 mil pessoas por ano no Brasil e é o 7º tipo de câncer mais comum no país. Para aproveitar a mobilização, profissionais de saúde vão realizar até sexta-feira (9) uma campanha para conscientizar sobre a prevenção e o tratamento da doença. Serão feitas orientação e distribuição de panfletos no centro da cidade.
A reportagem do Bom Dia MS mostrou os cuidados de prevenção e o autoexame como principal forma de diagnóstico, já que o câncer de boca demora a ser descoberto porque surge de forma discreta e não causa dor. Ele é mais frequente na parte inferior dos lábios, no assoalho (embaixo da língua) e nas laterais da língua.
A estimativa do Instituto Nacional do Câncer é de que até o fim de 2012, 14 mil pessoas sejam diagnosticadas com a doença no Brasil. O diagnóstico tardio aumenta as chances do câncer de boca evoluir rapidamente, e pode levar a tratamentos mais agressivos, deixar sequelas e até matar.
O trabalhador rural José Zeferino da Silva foi fumante por 20 anos e mudou os hábitos de vida depois de ser diagnosticado com câncer de boca. Ele passou por cinco anos de tratamento, e hoje está curado. "Foi um susto. Hoje estou curado, mas a gente continua fazendo a manutenção", afirmou Zeferino.
O cirurgião dentista Paulo de Tarso Coelho Jardim explica que a principal causa do câncer de boca é o cigarro, mas que outros fatores como álcool e falta de higiene bucal também podem causar a doença. "Além do hábito do fumo, na combinação de fumo e álcool os dois se potencializam e fazem com que o câncer surja com mais frequência e que piore no seu desenvolvimento", afirmou Coelho.
O dentista ressalta a exposição a radiação ultravioleta, má nutrição, falta de higiene, falta de cuidados bucal e predisposição genética como fatores preocupantes, além do hábito do chimarrão. "As pessoas têm o hábito de tomar praticamente fervendo. Nós inclusive temos diagnosticado casos de pessoas que nunca fumaram e nunca se expuseram a outros fatores, mas desenvolveram o câncer de boca exclusivamente relacionado ao hábito do chimarrão", alertou .
Coelho explicou que o autoexame é a melhor forma de prevenção e que para isso, pe necessário atenção e boa iluminação. "É simples de ser feito e pode ser durante a escovação bucal. Se aparecer alguma ferida estranha e esta feriada não sumir em uma semana a 10 dias, é hora de procurar um profissional", recomendou o dentista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário