MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 24 de novembro de 2012

Médicos fazem atendimento para diagnóstico do câncer de pele


Campanha é da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Em todo o país, campanha promove consultas médicas.

Do G1 MA com informações da TV Mirante

 Hoje é o dia nacional de combate ao câncer de pele. Em São Luís e Imperatriz, médicos fazem atendimentos para análise, diagnóstico e encaminhamento de pessoas que precisam de tratamento. Em todo o país, a campanha da Sociedade Brasileira de Dermatologia é de alerta sobre a doença.
O médico especialista, Eduardo Lado, explica que existem vários tipos de câncer da pele. Um deles, chamado de Melanona, é o mais agressivo por que migra para outros órgãos do corpo e mata. “Às vezes, a gente verifica uma mancha pequenininha, às vezes 1 cm ou até menor e quando você vai retirar ele já está em outras partes do corpo. Esse é extremamente agressivo e faz metástase, a gente localiza já no cérebro, pulmão, intestino. Mas felizmente poucas pessoas desenvolvem este tipo de câncer”, explica.
Por isso, todo cuidado é pouco. Até por que o grupo de risco é grande e o maior inimigo da pele, neste caso, está por toda parte. A lista de pessoas que trabalham expostos ao sol é enorme. Maior ainda é de pessoas que se divertem ou simplesmente se expõe sem filtro solar ou roupa adequada, entre às 10h e às 16h quando os raios nocivos ao sol estão mais fortes. Mas atenção, para quem se enquadra a qualquer um desses perfis, é bom ficar atento ao menor sinal que não tinha antes na pele, pode ser efeito dos raios ultravioleta.
O médico explica que o surgimento de feridas em cima do sinal, ou feridas e sinais ao redor de outras manchas, são motivos de preocupação para ligar o alerta e procurar um especialista. Foi com este cuidado que o oftalmologista, Elsio Cossetti, passou a se monitorar. Marcas de pequenas cirurgias ele tem por todo o corpo e numa dessas teve um susto de um melanona. “Felizmente quando foi retirado, ele ainda estava contido apenas na área da cirurgia com margem de segurança e tinha pouca profundidade, então a análise clínica que foi feita não precisou de nenhum tratamento complementar”, afirma.
Consciente de que precisa evitar o sol sem proteção e voltar ao dermatologista com mais freqüência do que a maioria, ele encara a possibilidade de desenvolver a doença com certa tranqüilidade. Por que faz o que é necessário a todos nós, se cuida. “Apesar de ter tirado vários outros ao longo dos anos, vou precisar continuar tirando. Por que eles têm que ser monitorados e se a gente não cuidar, pode dá metástase e atingir outros órgãos”, explica Elsio.
Em São Luís, a ação de prevenção do câncer de pele é realizada no Centro de Dermatologia do Hospital Universitário Presidente Dutra, que fica na Rua das hortas, Centro. Os atendimentos vão até as 15h, por ordem de chegada, sem necessidade de agendamento. Em Imperatriz, a campanha hoje é realizada na Associação Médica, no centro da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário