MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Maranhão é o 1º em número de focos de incêndio no país este ano, diz Inpe


Segundo instituto, aumentou em 130% os focos de calor em relação a 2011.
Só nas últimas 48 horas foram identificados novos 91 focos.

Do G1 MA, com informações da TV Mirante

A falta de chuvas e as queimadas sem controle colocam o Maranhão como o estado com maior número de focos de incêndio em 2012. O aumento é de mais de 130% em relação ao ano passado, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e os problemas trazidos pelo fogo são muitos.
No sudoeste do Estado as colunas de fumaça escondem o sol no meio da tarde. As queimadas transformam pastagem em carvão e deixam o gado sem comida. Os satélites do Inpe flagraram 28.565 focos de calor de janeiro até agora, um aumento de 132% destes casos em relação ao ano passado. Nas últimas 48 horas, 91 focos foram identificados.
O aumento nestes números coincide com uma prática antiga nos campos maranhenses: muitos fazendeiros ainda utilizam o fogo para renovar as pastagens para o gado. O problema é que com a vegetação muito seca, a queimada acaba fugindo de controle. “Nunca mais choveu. A última vez foi em julho. E quando ‘nasce’ um fogo ninguém tem condições de apagar”, contou o lavrador Raimundo Severiano da Silva.
As queimadas sem controle ameaçam as reservas naturais de babaçu, ameaçam as linhas de transmissão de energia elétrica e deixam as viagens arriscadas na escuridão das estradas. Com as noites quentes nesta época do ano o fogaréu invade as madrugadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário