MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Ji-Paraná, RO, registra aumento do número de casos de catapora


Em 2012 foram registrados 70 casos a mais do que em 2011.
A mudança de temperatura é uma das causas, diz Divisão de Epidemiologia.

Ellen Araújo Do G1 RO

Luan Gustavo mostra ma manchas pelo corpo (Foto: Ellen Araújo/G1)Luan Gustavo mostra as manchas pelo corpo
(Foto: Ellen Araújo/G1)
O estudante Luan Gustavo, de 7 anos, de Ji-Paraná, RO, ainda tem algumas marcas pelo corpo provocadas pela catapora . Ele ainda se recupera da doença que contraiu há pouco tempo de um colega da escola. “Isso coça demais. Minha mãe me dizia sempre que não era para esfregar. É por isso que tenho essas manchinhas”.
Os dois irmãos mais velhos de Luan também contraíram a doença depois que ele sarou. “A gente já estava torcendo por que não tinha pegado e de repente aparece as bolinhas. Em mim deu bastante. Fiquei uns três dias com febre”, afirma Taís Bruna, irmã e Luan, de 12 anos.
Segundo a diretora da Divisão de Epidemiologia do município, Eliana Pereira, mais de 200 casos foram registrados entre o final do mês de setembro e a primeira semana de novembro deste ano. São 70 casos a mais do que no mesmo período do ano passado.
O aumento no índice da varicela, mais conhecida como catapora, segundo a diretora, tem relação com as mudanças de temperatura. “É comum neste período do ano acontecer esta epidemia. O vírus se prolifera através das vias respiratórias. Qualquer pessoa pode contrair a doença, inclusive crianças que são as mais atingidas”, enfatiza a diretora de epidemiologia.
De acordo com Eliana, só é considerado pelo Ministério da Saúde (MS) epidemia de catapora, quando o número de casos ultrapassa 800 pessoas contaminadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário