MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Isolados, índios kaxarari de Rondônia ficam sem assistência médica


Único acesso à aldeia é uma ponte, que está destruída.
Departamento de Estradas disse que vai falar sobre o assunto nesta terça.

Do G1 RO

Estrada é o único acesso às aldeias kaxarari (Foto: Ministério Público Federal/Divulgação)Estrada é o único acesso às aldeias da etnia kaxarari (Foto: Ministério Público Federal/Divulgação)
No distrito de Extrema, em Porto Velho, os índios das sete aldeias da etnia kaxarari estão enfrentando problemas com a única forma de acesso à terra indígena. As péssimas condições das pontes e das estradas fizeram com que o Ministério Público Federal (MPF) em Rondônia recomendasse ao governo do estado e ao Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes (DER) uma solução para a recuperação das vias, no prazo de 15 dias.

De acordo com a procuradora da República Walquíria Imamura Picoli, as péssimas condições das estradas, ramais e linhas têm causado o completo isolamento dos indígenas e dificultado o acesso das equipes da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) para a realização de atendimentos de saúde.

“A ponte de ingresso na aldeia Marmelinho encontra-se em estado tão precário que inviabiliza a passagem de qualquer veículo ou ambulância para o atendimento na aldeia, motivo que leva indígenas adoecidos a caminharem ou serem carregados nas costas, ou em carrinhos de mão, por aproximadamente dois quilômetros para chegar ao veículo de socorro médico”, relata a procuradora.
Segundo o MPF, sem acesso, não há como os indígenas receberem mercadorias da cidade, nem como escoar a produção de castanha, seringa, banana e outros produtos plantados e extraídos da floresta por aquela comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário