MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 3 de novembro de 2012

Irmãos contam com a 'experiência' para fazer prova do Enem em Goiânia


Ingrid, 15 anos, que mora em Cezarina encontrou Gustavo, 19, em Goiânia.
Eles participam do exame pela 2ª e 4ª vez, respectivamente.

Gabriela Lima e Versanna Carvalho Do G1 GO

Irmãos contam com a experiência para fazer prova do Enem em Goiânia (Foto: Gabriela Lima/G1)Os irmãos Ingrid e Gustavo foram fazer a prova do Enem juntos (Foto: Gabriela Lima/G1)
Os 163 mil estudantes inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Goiás fazem a maratona de provas neste sábado (3) e domingo (4) em Goiás. Nos dois dias, os portões serão abertos às 12h e devem ser fechados às 13h. Mesmo residindo em cidades diferentes, os irmãos Ingrid Ferreira de Souza, 15 anos, e Gustavo Bernardino Ferreira de Souza, 19 anos, estão unidos no dia da prova e conversaram com a reportagem do G1 antes da abertura dos portões.
Ingrid mora no município de Cezarina de Goiás e cursa o 2º do ensino médio na vizinha Palmeiras de Goiás em uma escola particular. Ela fará a prova do Enem pelo segundo ano consecutivo e pretende fazer o mesmo no próximo ano, quando concluirá o ensino médio para obter uma média dos três anos.

Apesar da estratégia, a adolescente ainda não decidiu o curso superior que pretende fazer. “Estou bem tranquila, pois já tenho a experiência do ano passado. Acho que vou ter um bom desempenho hoje”, disse, confiante.

Mudança de curso
O irmão mais velho de Ingrid, Gustavo, vive em Goiânia desde o início do ano onde faz a faculdade de engenharia da computação na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Assim como a irmã, durante o ensino médio ele fez o Enem três vezes, obteve a média e conseguiu ingressar na universidade.
O jovem explica que esta quarta tentativa no Enem se deve ao fato de não ter gostado da graduação que escolheu. Agora, ele quer tentar uma vaga para o curso de design gráfico da Universidade Federal de Goiás (UFG). Tranquilo, Gustavo disse que está preparado. “Tenho experiência”, assegurou.

Primavera árabe
Confiante, o estudante do 3º ano do ensino médio, Ítalo Ataíde Camargo, 17 anos, dava uma aula de primavera árabe a um colega de Enem, que disse não saber muito sobre o tema. Na opinião de Ítalo, este é um tema que com certeza vai cair na prova. “A instabilidade política dos países do oriente médio estão repercutindo muito”, disse, justificando o seu palpite. Ítalo contou que se preparou para o Enem estudando durante três horas por dia e assistindo ao noticiário.

Já o interlocutor de Ítalo, o estudante do 2º ano do ensino médio, João Vitor Fernandes, 16 anos, torce por questões sobre revolução industrial. “Gosto desse assunto porque é o início de todo esse mundo tecnológico que vivemos hoje”, diz o jovem que quer fazer faculdade de física.

Gabaritos
Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados no site http://www.inep.gov.br/enem no dia 7 de novembro. Os candidatos poderão acessar os resultados individuais do Enem 2012 a partir de 28 de dezembro, mediante inserção do número de inscrição e senha ou CPF e senha no endereço eletrônico http://sistemasenem2.inep.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário