MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Imagem sacra, procurada há mais de trinta anos, é apreendida em SP


Peça havia sido localizada em 2003, mas homem se recusava a devolver.
Escultura de santa foi furtada de capela em Pedro Leopoldo, na Grande BH.

Do G1 MG
Escultura de Nossa Senhora do Rosário estava desaparecida há quase vinte anos.  (Foto: Divulgação/Ministério Público)Escultura de Nossa Senhora do Rosário estava
desaparecida há mais de trinta anos.
(Foto: Divulgação/Ministério Público)
Uma escultura de madeira, furtada de uma igreja de Belo Horizonte em 1981, foi apreendida pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha), nesta segunda-feira (12), na cidade de São Paulo, Segundo o Ministério Público, a imagem foi produzida no século XVIII e tombada pelo Iepha em 1976. Ela ficava exposta na Capela de Nossa Senhora do Rosário, em Pedro Leopoldo, Região Metropolitana de Belo Horizonte.
De acordo com o Iepha, a imagem, que representava Nossa Senhora do Rosário, foi localizada em 2003, no catálogo de exposição de um colecionador paulista. O homem afirmou que adquiriu a peça de terceiros. Desde esta época o instituto tenta recuperar a peça, mas o homem se recusou a devolver.
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) informou que a busca e a apreensão são resultados de investigação desde 2003, e de uma proposta julgada pela 1ª Vara Criminal Pública em outubro. A juíza responsável pelo caso determinou a devolução da peça em um mandado expedido em sigilo, para evitar que a peça fosse escondida.
Além de determinar a busca e apreensão da peça, a decisão condenou o colecionador por litigância de má-fé, e a pagar mil salários mínimos a título de dano moral coletivo. O valor será destinado ao Fundo Estadual de Direitos Difusos Lesados.
Segundo o Iepha, a peça deve chegar à Belo Horizonte nesta quarta-feira (14). O instituto vai ficar responsável pela escultura até ser determinado seu destino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário