MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Guias vão orientar turistas em sítios arqueológicos de Monte Alegre, PA


Guias das comunidades Ererê, Santana e Pay-tuna receberam capacitação.
No município de Monte Alegre foram descobertos 19 sítios arqueológicos.

Do G1 PA

Pinturas ruprestres em sítio arqueológico de Monte Alegre, no oeste paraense. (Foto: Cassia Rosa/Arquivo pessoal)Pinturas ruprestres em sítio arqueológico de Monte Alegre, no oeste paraense. (Foto: Cassia Rosa/Arquivo pessoal)
Pinturas rupestres e peças de cerâmica estão entre os elementos que estão presentes nos 19 sítios arqueológicos recém-descobertos na parte baixa do Parque Estadual Monte Alegre (Pema), no oeste do Pará, por pesquisadores do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG). O trabalho é realizado em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais e a Universidade de São Paulo (USP).

Neste mês, uma aula de arqueologia foi ministrada pela arqueóloga e pesquisadora Edithe Pereira, do MPEG, aos guias responsáveis por levar os turistas até o Parque Estadual. O encontro reuniu guias das comunidades do Ererê, Santana e Pay-tuna, que puderam ter acesso a mais informações sobre a história do Pema, além de atentar para a importância da preservação dos registros históricos do local.
Segundo Edithe Pereira, os participantes da aula de escavação foram divididos em dois grupos. O primeiro foi composto pelos guias, e o outro por representantes das instituições. “No local havia pinturas rupestres descobertas há pouco tempo e um pequeno buraco feito pelos arqueólogos, de onde foram extraídas algumas peças de cerâmica. As artes estavam visivelmente cobertas por cupim, e algumas estavam um pouco apagadas, devido à chuva”, informou a pesquisadora.
Segundo pesquisadores, as gravuras foram feitas povos antigos da Amazônia. (Foto: Cassia Rosa/Arquivo pessoal)Segundo pesquisadores, as gravuras foram feitas povos antigos da Amazônia. (Foto: Cassia Rosa/Arquivo pessoal)
A iniciativa contou com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), com as presenças de Joyce Carla e Rodrigo Araquem, da turismóloga Rafaela Leite, da Escola Tecnológica do Pará, e Ângela Kaxuyana, do Instituto Peabiru, que estiveram no Parque Estadual Monte Alegre e na Área de Preservação Ambiental (APA) Pay-tuna, em pontos só abertos à visitação pública com a prévia autorização da gerência do parque e da APA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário