MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Governador de SC diz que só pedirá apoio federal se ataques aumentarem


Colombo disse que já procurou Ministério da Justiça para conversa.
‘Neste momento temos a situação sob controle’, afirma governador.

Do G1 SC com informações da RBS TV
O governador de Santa Catarina disse na tarde desta quinta-feira (15) que não descarta pedir apoio ao governo federal para conter os ataques a ônibus e forças policiais no estado. No entanto, Raimundo Colombo afirmou que ainda não é necessária a intervenção do Ministério da Justiça. “Neste momento temos a situação sob controle”, justificou Colombo.

O governante catarinense, em entrevista à RBS TV, disse que só irá pedir reforço federal para conter a onda de ataques no estado caso os atentados tomem proporções ainda maiores. “Se houver um recrudescimento, se houver uma necessidade, vamos buscar apoio. Eles têm conhecimento de acontecimentos em outros estados, que inclusive estão acontecendo agora. É importante esta relação. Nós queremos ajuda e estamos abertos a isso”, explicou Raimundo Colombo.

Ele admitiu que já procurou Ministério da Justiça para conversar. “Nesta hora você tem que somar todas as forças. Não tem porque fazer uma análise política. Nós estamos buscando todo o sistema de informação. Estou em contato com o ministro da Justiça (José Eduardo Cardozo), com órgãos de inteligência do governo federal e estamos trabalhando juntos. Esta integração é fundamental, este é o nosso dever”, disse.

Arte ataques SC - 15 de novembro vale esta (Foto: Arte/G1)
Raimundo Colombo ainda garantiu que o estado não vai diminuir a repreensão ao crime. Segundo o governador, este é um dos motivos dos ataques em solo catarinense. “Vamos continuar este programa firme. A fiscalização em todas as unidades está em curso e está trazendo grandes resultados. Evidentemente que às vezes tenham alguma reação.”
Na manhã desta quinta-feira (15), a Polícia Militar de Santa Catarina afirmou que 30 pessoas foram detidas e 58 suspeitos identificados por envolvimento nos ataques realizados há três dias no estado. Segundo a PM, os suspeitos são de Florianópolis, Blumenau, Itajaí, Palhoça e Balneário Camboriú.
Ataques
Os ataques começaram a ser realizados na tarde da última segunda-feira (12). Até a madrugada de terça, oito ocorrências foram atendidas pela polícia no estado. Em Florianópolis, três ônibus, uma viatura da Polícia Civil e o carro de um policial militar foram incendiados. Em Blumenau, criminosos atearam fogo em um ônibus e alvejaram o presídio da cidade. Em Palhoça, uma base da Polícia Militar foi atingida por tiros.
No segundo dia, entre 19h40 de terça (13) e 2h05 de quarta-feira (14), outros dezessete ataques foram registrados. Em Florianópolis, dois contêineres e um ônibus foram incendiados. Além disso, três tiros foram disparados contra a central de videomonitoramento da PM.
Em Criciúma, dois ônibus foram incendiados, um foi apedrejado e um presídio foi alvo de tiros. Na cidade de Navegantes, dois ônibus foram também foram atacados e incendiados.  Em Itajaí, cinco incêndios foram registrados pelos bombeiros. Quatro carros estacionados na rua e um ônibus, na garagem, foram atingidos com coquetel-molotov. Em Blumenau, por volta das 23h, um ônibus foi apedrejado e houve outra tentativa de incêndio a ônibus. Em Palhoça, uma ex-viatura da polícia foi incendiada.
No terceiro dia, 13 ocorrências foram registradas pela Polícia Militar, totalizando 38 ataques  de segunda até as 4h desta quinta-feira (15). Em Florianópolis, um ônibus foi incendiado e dois veículos que estavam estacionados na rua também foram atingidos. Conforme a Polícia Civil, dois menores suspeitos de envolvimento foram apreendidos e encaminhados para a 6ª DP. O prédio de uma escola também foi destruído por um incêndio. Uma base da polícia no Bairro Parque São Jorge foi alvo de uma tentativa de incêndio.
ataques santa catarina (Foto: Paulo Schmidt e Cristiano Estrela/Agencia RBS)Ônibus é incendiado em Palhoça,e viatura da PM é
queimada em Florianópolis durante ataques (Foto:
Paulo Schmidt e Cristiano Estrela/Agencia RBS)
Em Tijucas, na Grande Florianópolis, três ônibus foram incendiados. Em Gaspar, no Vale do Itajaí, um ônibus foi incendiado. Em Balneário Camboriú, no litoral Norte, a base da Guarda Municipal foi alvo de tiros por volta das 23h30, de acordo com a PM. Em São José, na Grande Florianópolis, a central de videomonitoramento da PM, no bairro Barreiros, foi atingida por três disparos.
Em Palhoça, também na Grande Florianópolis, dois ônibus e um veículo foram incendiados. O motorista e o cobrador de um ônibus ficaram feridos. Os casos ocorreram nos bairros Caminho Novo e Praia de Fora. Em Itajaí, no Litoral Norte, um veículo particular também foi incendiado durante a madrugada desta quinta-feira (15).
Já na manhã desta quinta-feira (15), no quarto dia de ataques, um ônibus foi incendiado em Itajaí, por volta das 9h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário