MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Festival de Curitiba abre inscrições para companhias de teatro no Fringe


Única restrição na mostra paralela é ser profissional, diz coordenação.
Evento será realizado de 26 de março a 7 de abril de 2013.

Thais Kaniak Do G1 PR

Fringe continua atraindo bom público no Festival de Curitiba (Foto: Daniel Sorentino/Divulgação/Festival de Teatro)Fringe tem espetáculos em teatros e em espaços públicos durante o Festival de Curitiba
(Foto: Daniel Sorentino/Divulgação/Festival de Teatro)
O Festival de Teatro de Curitiba, que irá para a 22ª edição, está com inscrições abertas para as companhias de teatro, dança e música de todo o país na mostra paralela Fringe. O evento será realizado de 26 de março a 7 de abril de 2013.
"A gente quer continuar com o Fringe do mesmo tamanho. Nosso objetivo não é crescer. Queremos atrair companhias de peso, com vontade de se mostrar em Curitiba", afirma Ana Hupfer, coordenadora executiva do Festival. Em 2012, 368 espetáculos se apresentaram na mostra paralela.
Ana explica que o objetivo do Fringe é ser uma vitrine para que as peças sejam 'compradas' por curadores, por exemplo. O evento já tem a confirmação de 30 programadores culturais para a próxima edição. Entre eles, curadores de espaços públicos e privados, diretores de festivais e profissionais responsáveis por pautas de centros culturais.
Segundo a coordenadora, o Fringe não tem uma seleção e a principal característica da mostra paralela é ser democrática. Ela conta que a única restrição é ser uma companhia profissional.
O Festival de Curitiba é o maior evento de teatro do país. Na última edição, 29 espetáculos participaram da Mostra Principal. Já o Fringe recebeu companhias de 18 estados brasileiros e do Distrito Federal, representando 66 cidades no total. A mostra paralela também teve a apresentação de três peças internacionais: dos Estados Unidos, da Itália e de Moçambique.

"Nossa ideia é ser um centro de encontro. Pessoas se encontrarem aqui e discutirem teatro. A diversidade artística e humana é o ingrediente do Festival", pontua a coordenadora. Ela ressalta que a expectativa do evento é continuar sendo um "grande panorama do teatro brasileiro", além de provocar uma discussão sobre o que tem sido feito no teatro.
O prazo para cadastramento termina no dia 9 de dezembro de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário