MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Família Pereiro mantém tradição do artesanato de barro no Ceará


Eles produzem vasos, panelas e canecas de barro.
Já venderam peças para todo o Brasil e países como Bélgica e Alemanha.

Do G1 Ceará, com informações da TV Verdes Mares
A família Pereiro, moradora do município de Caridade, a 100 km de Fortaleza, mantém viva há 150 anos a tradição do artesato feito de barro. Eles produzem todo tipo de objeto. Desde vasos, panelas, cuias a canecas. Os utensílios fazem sucesso não só aqui no Brasil, mas em outros países como Bélgica, Alemanha e Estados Unidos.
Tradição
Tudo começou há 150 anos, com a bisavó da artesã Maria do Carmo de 89 anos. "Eu aprendi com minhã avó e minha mãe há muito tempo. Porém, foi a minha bisavó quem foi a pioneira de tudo e ensinou a arte para elas", afirma a artesã Maria do Carmo, que desde os 19 anos dá vida ao barro.
Maria do Carmo faz nascer objetos fantásticos da argila. E quem pensa que ela guarda o segredo para si se engana. Faz questão de repassar para as filhas.  ''Meu sonho era que aparecessem pessoas que ficassem trabalhando com a gente para a tradição nunca acabar", diz uma das filhas, Benedita Gomes.
Parceiro
Maria do Carmo é casada há 30 anos com Luís Gomes. Ele é responsável por todo o trabalho braçal. Luís Gomes pega o barro, coloca na fornalha e vende os utensílios nas cidades vizinhas. “Sempre faço bons negócios. Vendo para todo canto e minha experiência não permite dar murro em ponto de faca", conta sorrindo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário