MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Encontro Nacional mostra a realidade do semiárido no Norte de Minas


22 milhões de pessoas vivem no semiárido no Brasil.
Evento debate políticas públicas para combate da miséria.

Marina Pereira Do G1 Grande Minas

Valquiria Lima, coordenação nacional da ASA (Foto: Marina Pereira/G1)Valquiria Lima, coordenação nacional da ASA
(Foto: Marina Pereira/G1)
O VIII EnconASA (Encontro Nacional de Articulação no Semiárido Brasileiro) será realizado entre os dias 19 a 23 de novembro, em Januária, Norte de Minas. Essa é a primeira vez que acontece no território Mineiro. A previsão é de que  700 pessoas do Nordeste e de Minas participem do encontro.
Valquiria Lima, representante da ASA (Articulação no Semiárido Brasileiro) conta que o evento sempre aconteceu nos estados do Nordeste. "Nesse ano as regiões se reuniram e decidiram fazer o encontro em Minas. Escolhemos uma cidade as margens do Rio São Francisco com o objetivo de reforçar a sua importância para o semiárido”, afirma.
Vai ser uma grande alegria apresentar o semiárido mineiro para o Nordeste
Valquiria Lima, represenate da ASA Nacional
O encontro que trabalha o tema “Território de convivência, trajetória de luta e resistência para superação da pobreza e constituição da cidadania”. O objetivo é discutir, junto ao Governo Federal, as políticas públicas para o combate da miséria no Brasil.
Para Valquira, será um momento de intercâmbio entre culturas. “Vamos visitar produtores do Norte de Minas, para conhecermos suas experiências, essas visitas serão ricas porque teremos a oportunidade de participar da história de vida de 21 famílias do Vale São Francisco”, diz.
Marilene Souza, coordenadora do CAA ( Centro de Cultura Alternativa do Norte de Minas) acredita que a realização do evento no estado vem reforçar a aliança entre as comunidades. “Vamos mostrar as características do semiárido mineiro para as outras regiões”, afirma.
Asa -  (Foto: Divulgação/Cáritas Brasileira)Família de Japonvar tem acesso á agua através de
cisterna. Eles recebem apoio da ASA.
(Foto: Arméle Dornelas/Caritas Brasileira)
Segundo dados do Ministério da Integração, 22 milhões de pessoas vivem no semiárido brasileiro que compreende 1.133 munícipios de nove estados, entre eles Minas Gerais.

A ASA surgiu no intuito de mudar a realidade dessas regiões, a atuação abrange 750 organizações da sociedade civil, que trabalham no desenvolvimento de políticas de convivência no semiárido.
O evento de lançamento deste VIII EnconASA aconteceu nesta terça-feira (13), na sede da instituição em Montes Claros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário