MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Em Vitória da Conquista, BA, volta da chuva renova esperança


Muitos estão aproveitando o solo úmido para plantar.
Condições aumentam a esperança de uma boa colheita.

Do Globo Rural

Depois de um longo período de seca, a chuva chegou ao povoado de Pradoso, zona rural de Vitória da Conquista, e mudou o cenário local. O amarelo deu lugar ao verde e a paisagem está ficando mais cheia de vida. O que antes era buraco, hoje é lagoa.
Em uma área com pouco mais de um hectare, o conceito de agricultura familiar é levado ao pé da letra. Três gerações de uma mesma família trabalham nas plantações de milho e feijão. Gerosina Santos é mãe de Orlando, que é pai de três filhos. O trabalho é setorizado. Enquanto os homens cavam os buracos, as mulheres jogam as sementes. Orlando conta que a terra molhada facilita o plantio.
Há poucos metros, o agricultor Florisvaldo Almeida, de 86 anos, está preparando para plantar as manivas já separadas. “Agora é o momento de plantar”, diz, animado.
Em outra propriedade, mais sinais de que a chuva trouxe esperanças. Agricultores plantam milho e feijão. Pés que foram plantados há menos de uma semana, crescem e aumentam a esperança dos pequenos agricultores por uma boa colheita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário