MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Em MG, protesto lembra morte de trabalhadores rurais


Há oito anos cinco pessoas foram assassinadas em acampamento.
Crime ocorreu no município de Felisburgo.

Do Globo Rural

As lembranças não saem da cabeça de Maria Santos. Na hora da chacina, ela estava fora do acampamento, mas assim que soube voltou às pressas.
O crime aconteceu no dia 20 de novembro de 2004. Segundo a denúncia do Ministério Público, 17 pistoleiros armados e comandados pelo fazendeiro Adriano Chafik e o primo dele, Calixto Luedy, invadiram o acampamento 'Terra Prometida', no Vale do Jequitinhonha, e executaram cinco trabalhadores rurais. Treze ficaram feridos, entre eles uma criança. Vários barracos e a escola foram queimados. O acampamento ficava dentro das terras de Adriano.
Integrantes do MST e de outros movimentos sociais se reuniram na porta do Tribunal de Justiça, no centro da cidade.
Um dos motivos do protesto é chamar a atenção para a impunidade do mandante do crime que apesar de réu confesso aguarda o julgamento em liberdade.
Além dele, outros 15 suspeitos de participação no crime estão soltos. O julgamento do fazendeiro está marcado para o dia 17 de janeiro do ano que vem.
Os manifestantes também querem a desapropriação da fazenda para reforma agrária e o pagamento de indenização para as famílias das vítimas.
O advogado Antônio Patente, que representa o fazendeiro Adriano Chafik, disse que no processo não existem elementos que provem a participação de seu cliente nos crimes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário