MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 18 de novembro de 2012

Dor nas costas, um mal que atinge cerca de 80% da população mundial


Problema que afeta esportistas e sedentários é causado por excesso de peso, fraqueza abdominal, utilização inadequada de palmilhas e tênis

Por Rio de Janeiro

Quem nunca ouviu falar de alguma pessoa que sente dor nas costas? Quem nunca sentiu dor nas costas? Seja você atleta amador, atleta de fim de semana, atleta profissional ou até mesmo sedentário, já sentiu ou irá sentir aquela dorzinha chata na região lombar, torácica e cervical.
Dor nas costas (Foto: Getty Images)Dor atinge sedentários e esportistas (Getty Images)
“Dor nas costas” é um termo popular, que na medicina é conhecido como: lombalgia, cervicalgia e dorsalgia, causas de morbidade ou incapacidade funcional. Cerca de 70% a 80% da população mundial já teve ou irá ter dor nas costas ao longo de sua vida. As principais causas da dor nas costas são:
- Excesso de peso;
- Excesso de gordura abdominal;
- Fraqueza abdominal;
- Encurtamento da musculatura posterior das pernas;
- Encurtamento da musculatura lombar;
- Joelho varo ou valgo excessivos;
- Utilização inadequada de palmilhas;
- Utilização de tênis inapropriado para seu tipo de pisada.
Esportistas - Nem mesmo os atletas ou praticantes de corridas de longa distância estão imunes. O atleta de corrida com dor nas costas deve alongar bastante a musculatura posterior e lombar e sempre trabalhar a musculatura abdominal. É essa musculatura que dá sustentação e estabilidade durante seus treinos de corrida e competição, diminuindo assim a probabilidade desse fantasma ocorrer.
Atletas de natação também são propensos a sentir dor nas costas, devido à biomecânica do nado. No ciclismo não é diferente, a biomecânica do atleta na bike faz com que haja um excesso de estresse na região lombar, dorsal alta e cervical, tornando esses atletas fortes candidatos a sofrerem dores nas costas. Mas a atividade física pode sim ser uma forma preventiva e contribuir imensamente no tratamento dessa dor, desde que praticada corretamente.
Sedentarismo - Pessoas sedentárias também estão propensas à dor nas costas. Isso porque, quando a musculatura da região lombar é estimulada (há falta de força e falta de alongamento), ocorrem espasmos, causando aquela conhecida frase: “Minhas costas travaram”!
Quando isso acontecer, a melhor atitude é procurar um médico, iniciar um trabalho de exercícios regulares, sessões de alongamento, isto é, começar a ter qualidade de vida. Um profissional de educação física é a pessoa ideal para orientar nos seus exercícios.
Em casos agudos de dor, repouso é sempre bem-vindo. Mas a orientação médica e fisioterápica também ajudará bastante. Lembre-se de que a dor nas costas não é incapacitante quando diagnosticada e tratada precocemente.
Bons treinos. E para quem ainda não iniciou uma atividade física, esta é a hora!
David Homsi (Foto: Editoria de Arte / EUATLETA.COM)


Nenhum comentário:

Postar um comentário