MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Denúncia de irregularidade provoca demissão de dois gerentes da Anvisa


Um dos demitidos é o ex-gerente geral Luiz Cláudio Meirelles.
Ele denunciou irregularidades na liberação de seis agrotóxicos.

Do Globo Rural
O ex-gerente geral de toxicologia da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) foi demitido após denunciar irregularidades na liberação de seis agrotóxicos. Luiz Cláudio Meirelles usou a internet para divulgar o caso.
Na nota publicada nas redes sociais, o ex-gerente Luiz Cláudio Meirelles contou o que aconteceu. Segundo ele, os produtos não passaram pela necessária avaliação toxicológica para receber o registro do Ministério da Agricultura. O ex-gerente disse que a assinatura dele foi falsificada e os processos em situação irregular desapareceram.
O ex-gerente disse que detectou as irregularidades em agosto deste ano e que pediu ao Ministério da Agricultura que suspendesse os registros de seis agrotóxicos. Ele contou que também comunicou o caso três meses atrás à direção da agência e pediu que o gerente responsável pelas liberações indevidas fosse demitido.
Luiz Cláudio Meirelles, pesquisador da fundação Oswaldo Cruz que foi cedido à Anvisa por quase 13 anos, disse que foi surpreendido com a própria demissão na semana passada. “Eu cumpri todos os ritos e toda a hierarquia da casa tendo pensando na preservação da equipe, na preservação da instituição por conta da credibilidade que nós temos hoje em relação à avaliação toxicológica de agrotóxicos no Brasil e fui exonerado do cargo”, diz.
Em nota, a Anvisa considerou as denúncias "extremamente graves" e disse que encaminhou o caso à Corregedoria da agência e, na segunda-feira (19), à polícia federal.
A Anvisa confirmou a demissão de dois gerentes: o acusado das irregularidades e de Luiz Meirelles, por considerar que ele "tinha elementos para evitar os fatos há mais tempo”. A agência informou também que vai verificar as avaliações toxicológicas de cerca de 120 produtos concedidos desde 2008.
Ricardo Veloso, o outro gerente demitido pela Anvisa, não foi encontrado para comentar as denúncias.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário