MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Criadores de gado reclamam de projeto que amplia reserva no RS


Reserva Ecológica do Taim deve tripilicar de tamanho.
Muitos produtores rurais perderão parte das propriedades.

Do Globo Rural
A ampliação da Reserva Ecológica do Taim, no Rio Grande do Sul, está preocupando os produtores rurais dos municípios de Santa Vitória do Palmar e Rio Grande. Muitos deles perderão parte da propriedade.
No local vivem mais de 150 espécies de animais. Até abril de 2013, a Reserva Ecológica do Taim deve tripilicar de tamanho e passará a ter 33 mil hectares. Oito mil hectares pertencem a propriedades particulares que serão compradas pelo governo federal.
A desapropriação não atinge pequenas propriedades com menos de 200 hectares nem áreas de lavouras. A prioridade são regiões de banhado onde vivem dezenas de animais como capivaras. Mas essas áreas também servem de bebedouro para o gado.
O aumento da reserva vem sendo planejado pelo governo desde a década de 70. Em 2002, o IBAMA determinou a proibição do uso da área às margens da BR-471. Os produtores conseguiram derrubar a decisão na Justiça há cinco anos, mas pedem indenização sobre o tempo em que deixaram de explorar o local.
A área no entorno da reserva também será ampliada e poderá ter restrições de algumas atividades econômicas como indústrias e lavouras que dependerão de projetos de preservação ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário