MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Copersucar compra a Eco-Energy e foca em mercados do Brasil e EUA


Ambas terão capacidade para movimentar 10 bi de litros de etanol ao ano.
União criará a maior comercializadora de etanol do mundo, diz empresa.

Do G1, com informações do Valor Online

Terminal Multimodal da Copersucar em Ribeirão Preto (Foto: Divulgação)Terminal Multimodal da Copersucar em Ribeirão
Preto (Foto: Divulgação)
A Copersucar, maior comercializadora de açúcar e etanol do Brasil, anunciou nesta segunda-feira (5) que comprou o controle da trading americana de etanol Eco-Energy. O percentual de participação e o valor da transação não foram informados pelas duas empresas.
Com o negócio, a Copersucar garantirá uma maior internacionalização da empresa e uma plataforma nos Estados Unidos, o maior produtor global de etanol. De acordo com a nota divulgada pela Copersucar, as duas empresas passarão a deter 12% de market share (participação) do mercado global de etanol, sendo "a maior comercializadora de etanol do mundo".
A Eco-Energy, uma das principais tradings americanas do biocombustível, detém 9% do mercado de etanol dos Estados Unidos, com vendas anuais de mais de US$ 3 bilhões, diz comunicado desta segunda.
Juntas, as duas empresas vão somar capacidade para movimentar globalmente 10 bilhões de litros do biocombustível (2,6 bilhões de galões) por ano, com foco nos dois principais mercados de etanol do mundo, Brasil e Estados Unidos. A operação, no entanto, ainda está sujeita à aprovação das autoridades regulatórias do governo dos Estados Unidos.
Mercado global de etanol
“Com esse investimento, tornamos a Copersucar uma empresa global no mercado de biocombustível, ampliando sua escala de atuação nos dois principais mercados de etanol do mundo, que são os Estados Unidos e o Brasil, tanto nos volumes de produção quanto de consumo”, afirma o presidente do conselho de administração da Copersucar, Luís Roberto Pogetti, em nota.
A empresa, que tem 48 usinas associadas no Brasil, ainda vê a possibilidade de mitigar os riscos inerentes ao setor a partir da negociação com a Eco-Energy, uma vez que o portfólio da norte-americana inclui o etanol do milho.
A Copersucar prevê faturar neste ciclo 2012/13 US$ 7,5 bilhões com venda de etanol e de açúcar (um volume de 4,8 bilhões de litros de etanol e 8,7 milhões de toneladas de açúcar). A Copersucar prevê comercializar ano safra 2012/13 o equivalente a 24% da produção sucroenergética do Centro-Sul do Brasil, com um volume de 4,8 bilhões de litros de etanol e 8,7 milhões de toneladas de açúcar.
O Brasil tem encontrado dificuldades para aumentar a produção etanol. Segundo dados da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), o volume de etanol comercializado na safra 2012/2013, no acumulado até outubro, ainda está 2,5% abaixo do total registrado no mesmo período da safra anterior.
O mercado global de etanol, porém, tem sido disputado por gigantes multinacionais. No começo de 2011, a Cosan e a Shell anunciaram a criação da Raízen – empresa resultante do processo de integração dos negócios das duas companhias -, apostando na consolidação do etanol de cana de açúcar como commodity internacional. Na safra 2011/2012, a Raízen produziu 2 bilhões de litros de etanol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário