MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Companhias de folia recolhem doações para festas de Santos Reis


Houve cantoria e devoção na zona rural em Taiaçu, no norte de São Paulo.
Folias começam a sair seis semanas antes do Natal nessa região de SP.

Do Globo Rural
O final de semana foi de cantoria e devoção na zona rural em Taiaçu, no norte de São Paulo. Algumas companhias de folia começaram as visitas para recolher doações para as festas de Santos Reis.
Durante o ano todo, o casal Nerci e Osvaldo trabalha na roça. Mas em novembro, os produtos do campo viram enfeites e oferendas. Todo trabalho, realizado em regime de mutirão e em partilha, é feito para receber a visita da Bandeira do Divino.
A passagem das Companhias de Santo Reis faz parte da época mais importante do calendário da roça. Até o dia 06 de janeiro, cada grupo passa por uma média de 150 sítios e chácaras pedindo ajuda e oferecendo orações para os donos da casa.
A bandeira é recebida com devoção. O ritual alcança o alpendre. O convite para o almoço é aceito com devoção. O grupo entra na casa em silêncio. Com a mesa posta, todos os presentes participam da refeição.
A tradição das bandeiras é questão de honra para a dona Claudete Torres, que vem de uma família de festeiros. Júlio César Torin é o mestre da companhia, uma espécie de regente dos músicos. Depois das cerimônias, um membro da companhia pede uma oferenda, que geralmente é um animal da criação.
Todo ano, a dona de casa Nerci oferece o almoço com gosto e se sente privilegiada com a visita. Ela sabe que as companhias são disputadas.
Nessa região de São Paulo, as folias começam a sair seis semanas antes do Natal. Mas normalmente os grupos de Folia de Reis fazem a peregrinação para anunciar a chegada do menino Jesus de 25 de dezembro ao dia seis de janeiro, data em que a igreja católica comemora o Dia de Reis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário