MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 11 de novembro de 2012

Começa mais uma temporada de voos livres na Serra do Lima, no RN


Ventos nesta época do ano atraem turistas de todo o mundo a Patu.
Cidade já se prepara pra receber campeonato mundial de parapente.

Do G1 RN

Amantes do voo livre de todo o mundo estão aproveitando mais uma boa temporada de ventos no interior do Rio Grande do Norte. Em Patu, na região Oeste do estado, a Serra do Lima é um dos melhores locais do país para a prática do esporte. E lá, a quase 700 metros de altura, as aventuras pelo céu já começaram.
Segundo os praticantes do voo livre em Patu, os meses de outubro, novembro e dezembro são os melhores do ano. É nesta época de ventos fortes que aparece gente do mundo inteiro atrás de curtir essa aventura. São pelo menos 20 turistas desembarcando na cidade a cada semana. Um grupo, da França, trocou o frio do outono europeu pelo calor do sertão nordestino. Didier Vazy é o líder da turma. É a primeira vez que ele vem ao RN. "A paisagem é uma beleza, um prazer", disse ele.
Voo livre, em Patu (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)Voo livre, em Patu
(Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)
A novidade desta temporada de voo livre é que os ventos estão soprando para outras direções. E tudo isso por conta do Furacão Sandy, que passou pela costa leste dos EUA, mas que gerou consequências para os ventos brasileiros.
O recorde de voo livre conseguido por um parapentista, saindo da rampa de Patu, foi de 340 quilômetros. O índice foi alcançado em 2003 e, por 4 anos, foi o recorde mundial. A prática do voo livre exige cuidados. Para sair voando pelo sertão, os parapentistas usam matérias especiais e GPS. O aparelho é indispensável. É através dele que a equipe em terra localiza o ponto exato da parada da aventura.
Com vento forte e gente disposta para a aventura, Patu agora se prepara pra receber, em breve, um campeonato mundial de parapente.
Serra do Lima
A Serra do Lima tem 699 metros de altura e é o principal ponto turístico da cidade de Patu. Em cima dela, fica localizado o Santuário de Nossa Senhora dos Impossíveis, procurada por muitos religiosos. Comumente ocorrem romarias para o santuário, que é bastante conhecido em todo o estado do Rio Grande do Norte.
A serra também é procurada pelos praticantes de esportes radicais. Além das trilhas realizadas no local, a Serra do Lima é bastante frequentada por pessoas que praticam saltos de asa delta na modalidade parapente.
Serra do Lima, em Patu, tem vegetação exuberante durante o período de chuvas (Foto: Bruno Campelo)Serra do Lima, em Patu, tem vegetação exuberante durante o período de chuvas (Foto: Bruno Campelo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário