MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Com infecção, estado de saúde de Verissimo é grave, diz hospital no RS


Escritor de 76 anos foi internado no RS na noite de quarta-feira.
Hospital Moinhos de Vento concedeu entrevista sobre quadro de saúde.

Caetanno Freitas Do G1 RS
Verissimo provoca gargalhadas da plateia na abertura da décima edição da Flip (Foto: Flávio Moraes/G1)Verissimo está internado em estado grave na capital
(Foto: Flávio Moraes/G1)
O estado de saúde de Luis Fernando Verissimo, 76 anos, é grave, segundo o Hospital Moinhos de Vento (HMV), em Porto Alegre, onde o escritor está internado desde esta quarta-feira (21). Ele teve perda da função renal, passa por diálise e está com um quadro de infecção com causa ainda não determinada. O tratamento está sendo feito com antibióticos.
Verissimo está no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) da instituição e respira com ajuda de aparelhos, segundo novas informações divulgadas no fim da tarde desta quinta-feira (22), em entrevista coletiva.
"O risco, neste momento, é real. O quadro é grave. Os sintomas iniciais foram de febre, dores musculares e fadiga, típicos de gripe", disse Nilton Brandão, superintendente médico do hospital. Também participaram da coletiva Eubrando Oliveira, médico responsável pelo CTI e que assinou o primeiro boletim divulgado pela instituição, o cardiologista Sandro Gonçalves e o médico particular do escritor, Alberto Rosa.
Médicos concederam entrevista coletiva nesta quinta-feira (Foto: Caetanno Freitas/G1)Médicos concederam entrevista coletiva nesta
quinta-feira (Foto: Caetanno Freitas/G1)
Segundo o hospital, Verissimo chegou ao local pela emergência na noite de quarta-feira. Após receber o primeiro tratamento, foi verificado que seu estado era grave. Em seguida, ele foi encaminhado para o CTI, onde permanece sedado.
"Embora o quadro dele tenha uma gravidade estabelecida, a resposta durante o dia de hoje foi positiva", avalia Brandão. O escritor passou por uma série de exames, entre eles cardíacos, para determinar a causa da infecção. Os resultados podem demorar até 48 horas. Um novo boletim médico será divulgado na manhã de sexta-feira (23).
Sintomas de gripe
Segundo Pedro, filho do escritor, Verissimo começou a sentir os sintomas do que pensou ser uma gripe no Rio, onde passou alguns dias depois de participar de um festival literário em Araxá (MG). Quando retornou ao Rio Grande do Sul, há cerca de uma semana, os sintomas pioraram. "Eram sintomas de uma virose ou uma gripe. Ele foi para o hospital fazer uns exames, mas durante a noite de ontem ele piorou", disse Pedro ao G1 na tarde desta quinta-feira.
Filho do também escritor Erico Verissimo, Luis Fernando Verissimo tem mais de 70 livros publicados. Além das obras próprias, ele escreve semanalmente para os jornais "O Estado de S.Paulo", "O Globo" e "Zero Hora". Suas obras também chegaram à televisão.
Personagens de Verissimo estão eternizados na memória dos brasileiros. Em 1979, criou o detetive trapalhão Ed Mort. Em 1981, começou a publicar as histórias do "Analista de Bagé". Inesquecíveis também são "As Cobras", tirinhas que eram publicadas na "Folha da Manhã", nos anos 70.

Verissimo está internado no CTI do Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre (Foto: Caetanno Freitas/G1)Verissimo está internado no CTI do Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre (Foto: Caetanno Freitas/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário