MEDIÇÃO DE TERRA

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MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Cidade Bicicleta: obras devem começar no 1º semestre de 2013


Lucas Cunha A TARDE

  • Raul Spinassé | Agência A TARDE
    Em junho deste ano, ciclistas de Salvador fizeram evento para pedir mais ciclovias
Falar em "projetos de mobilidade urbana em Salvador" já causa desconfiança na população da capital baiana, devido ao longo período sem a conclusão do prometido Metrô. Mas o tema aqui em questão requer uma mudança de mentalidade, seja por parte da esfera governamental, privada e do público.
É o Cidade Bicicleta, projeto da Conder (Companhia de Desenvolvimento Urbano do Governo do Estado da Bahia), que promete entregar a Salvador uma malha de 217 quilômetros em ciclovias e ciclofaixas, o que pode tornar a capital baiana a cidade brasileira com maior oferta de vias para o uso da "magrela" no país.
Orçado em sua totalidade no valor de R$ 40 milhões, o Cidade Bicicleta já está em curso, com a abertura de licitações para os projetos executivos de cinco etapas: os trechos da Arena Fonte Nova (etapa A, 5,47 km), Centro Antigo (etapa B, 13,74 km), Centro-Orla (etapa C, 14,01 km), Orla (etapa D, 16,06 km) e Itapagipe (etapa E, 14,6 km).

A promessa é que as obras comecem de fato entre os meses de maio e junho de 2013. Quem garante é o superintendente de desenvolvimento urbanístico da Conder, Antônio Brito.
"Com o resultado da licitação, o vencedor terá quatro meses para desenvolver o projeto executivo, o que deve acontecer até o final de março (de 2013). Depois, será aberta uma nova licitação para a obra, que ocorrerá entre abril e maio. Então, é possível que o início das obras aconteçam entre o final de maio e o início de junho".
As obras começam pela realização dos trechos da etapa A (entorno da Arena Fonte Nova) e etapa B (Centro Antigo), que terão os resultados das licitações do projeto executivo divulgados no próximo 21 de novembro. O custo estimado para estas duas etapas é de R$ 3.919.800,00. As outras etapas tem previsão de custo estimado em R$ R$ 6.134.280,00 (etapas C e D, Circuito Centro-Orla e Orla) e R$ 2.978.400,00 (etapa E, Itapagipe). No dia 3 de dezembro, serão divulgados os vencedores dos editais do projeto executivo do Cidade Bicicleta  para as etapas C, D e E.
Apesar de ter o início de sua implementação no vácuo das obras para a realização da Copa do Mundo no Brasil em 2014, com verbas do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e do próprio governo estadual, Antônio Brito afirma que o projeto do Cidade Bicicleta foi feito principalmente pensando na classe de renda mais baixa.
Segundo pesquisa feita pela Conder em Salvador, em 2009, 60% dos usuários de bicicletas na capital baiana não tem renda ou ganham até uma salário mínimo. Além disso, 66% dos entrevistados declararam usar o veículo não motorizado para trabalhar.
"O Cidade Bicicleta foi pensado para eles. O projeto surgiu como um desenvolvimento de transporte não motorizado para Salvador. A Copa só veio a ajudar o início da sua implementação, mas não se restringe ao entorno da Arena ou locais de visitação turística. A malha chega ao Subúrbio, Lauro de Freitas... . Estas pessoas já se locomovem na cidade com bicicleta, até por não ter dinheiro para outros tipos de transporte. Precisamos oferecer a elas uma mobilidade sem que tenham sua segurança comprometida devido aos veículos. Na nossa pesquisa, 84% dos entrevistados indicou a segurança no trajeto como o maior problema", diz Brito.

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