MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Chuva volta e pasto começa a se recuperar na Zona da Mata mineira


Produtores de gado leiteiro de Juiz de Fora estão animados.
Ração está sendo tirada aos poucos e os animais voltaram a produzir.

Do Globo Rural

Na propriedade de Gilson da Silva, em Juiz de Fora, na Zona da Mata Mineira, depois de um período de seca, o tempo nublado e com neblina é bem visto. É que o pasto está verdinho e isso é bom para o gado leiteiro.
Há 20 anos, ele se dedica a atividade e hoje tem cerca de 24 animais em lactação em uma área de 100 hectares. Normalmente, a produção é de cerca de 380 litros diários, mas com a estiagem prolongada, entre julho e outubro, esse número caiu para 280 litros.
Com a chuva dos últimos dias, o cenário já mudou. O clima mais fresco deixou o animal mais confortável e a produção melhorou. De acordo com o criador, a expectativa é recuperar as perdas em 30 dias.
Segundo o Sindicato Rural de Juiz de Fora, desde que a chuva voltou e o pasto ficou mais verde, a produção leiteira teve uma recuperação entre 12 e 15%, o que corresponde entre 14 e 18 mil litros diários a mais. Se a chuva permanecer, a perspectiva é de que a produção continue aumentando. Em toda a região há 950 criadores que produzem 156 mil litros de leite por dia.
Ana Helena Camilotto, agrônoma da Emater, fala sobre a previsão do tempo para os próximos dias e as atividades mais beneficiadas com a volta da chuva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário