MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Brocas podem destruir produção de cupuaçu, alerta pesquisador


A larva se desenvolve na polpa da fruta, inviabilizando o consumo.
Controle é difícil devido ao comportamento da praga, conta pesquisador.

Do G1 RO, com informações da TV Rondônia

Broca ataca frutos do cupuaçu (Foto: Embrapa/Divulgação)Broca ataca frutos do cupuaçu (Foto: Embrapa/Divulgação)
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) de Rondônia realiza pesquisas para conter o ataque da praga da broca-do-cupuaçu nas plantações no estado. Os prejuízos podem ser contabilizados ainda na fase inicial do cultivo quando a larva se desenvolve no interior da fruta, tornando inviável o consumo.
De acordo com o pesquisador da Embrapa de Rondônia José Newton, em entrevista ao Bom Dia Amazônia nesta segunda-feira (12), o controle da praga é  difícil por causa do comportamento da praga, que possui fases de desenvolvimento distintas.
"Para minimizar o problema da broca [do-cupuaçu], é necessário que os produtores da fruta colham, sistematicamente, todos os frutos caídos, façam a retirada deles da lavoura, sejam quebrados e envolvidos em uma lona plástica, para evitar que as larvas que estão dentro do cupuaçu, voltem para o solo e recomecem o ciclo", conta o pesquisador.
José Newton explica que o cupuaçu é cultivado entre novembro e junho, e durante todo o desenvolvimento da fruta acontece o ataque da broca-do-cupuaçu. "No decorrer do desenvolvimento da larva dentro do fruto, ela vai deteriorando e causa o apodrecimento da polpa", explica Newton.

Nenhum comentário:

Postar um comentário