MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 3 de novembro de 2012

Bombeiro de SC representa Brasil no Mundial de Salvamento Aquático


Equipe com cinco militares brasileiros embarcou nesta sexta (2).
Evento ocorre do dia 7 ao dia 18, em Adelaide, no Sul da Austrália.

Luíza Fregapani Do G1 SC

Prova de resgate de manequim na seletiva para o Brasileiro, em Itajaí (Foto: Luíza Fregapani/ G1 SC)Prova de resgate de manequim na seletiva para o Brasileiro, em Itajaí (Foto: Luíza Fregapani/ G1 SC)
Nesta sexta-feira (2) a equipe que representa o Brasil no Campeonato Mundial de Salvamento Aquático embarcou para a Austrália. São cinco Bombeiros Militares que compõem o grupo brasileiro, entre eles bombeiro de Santa Catarina Fábio Fregapani Silva, 2º Tenente do Corpo de Bombeiros Militares de Santa Catarina.
Além dele, participam da competição o Coronel Everton Tuzi, Bombeiro Militar de Brasília e chefe da delegação, o Major Fábio Braga, do Rio de Janeiro, o Major da Brigada Militar Rodrigo Dutra, do Rio Grande do Sul, e o 1º Tenente Rodrigo Fiorentini, do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar de São Paulo.
Prova tem diversas regras, como manter a cabeça no manequim fora da água (Foto: Luíza Fregapani/ G1 SC)Prova tem diversas regras, como manter a cabeça
no manequim fora da água
(Foto: Luíza Fregapani/ G1 SC)
O convite para integrar a equipe brasileira partiu da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático, a Sobrasa, que através do seu representante em Santa Catarina, Coronel Mocelin, comandante do 7º Batalhão de Itajaí, no Litoral Norte de SC e presidente da Sobrasa, seção Santa Catarina, realizou o convite. “Aqui de Santa Catarina indiquei o Fregapani, que competia nesta área e estava em condições para ir ao campeonato”, explica.
O Coronel explica que a competição mundial ocorre a cada dois anos e é como uma olimpíada, com diversas provas e países participantes. “Desde 1995 fazemos competições aqui no Brasil, mas, na Europa e Austrália, o pessoal tem tradição, e compete profissionalmente. É a primeira vez que levamos uma equipe”, explica.
Segundo Coronel Mocelin, o objetivo de participar da competição é estimular o treinamento dos guarda-vidas, fazer integração com outros países, conhecer outras formas de prevenção e de salvamento, além de divulgar este serviço para a população.
Para se preparar para o campeonato, Fregapani explica que a rotina de treinos foi intensa. “Os treinos foram dimensionados por um professor de educação física. Em maio, após o convite, iniciei treinos de natação, musculação e corrida. A partir de julho, troquei para treinos de natação, entre três e quatro vezes por semana, treino de musculação e corrida duas vezes por semana. E a partir de setembro, foram treinos específicos de salvamento aquático”, comenta.
Salvamento com life-belt, no campeonato de 2006, na Joaquina (Foto: Reprodução/Sobrasa)Salvamento com life-belt, no campeonato de 2006,
na Joaquina (Foto: Reprodução/Sobrasa)
Na Austrália, Fábio participará de 9 provas na categoria open, de 20 a 30 anos. São elas:
Natação com obstáculo (200m), Natação com resgate de manequim (manequim rescue – 50m), Surf race (prova de natação no mar - 400m), Board race (prova de remada com pranchão no mar - 600m), Rescue tube (prova com life belt - 200m), Rescue manequim (prova de resgate de manequim – 100m) e dos revezamentos de natação 4x50m com obstáculo, 4x50 medley e revezamento de manequim (4x25m).
A viagem até o outro lado do mundo é longa. A equipe parte do Rio de Janeiro no dia 2 até Bueno Aires, na Argentina. De lá, pegam um voo direto para Sidney, (pelo oceano Pacífico), e depois para Adelaide, cidade da região sul da Austrália, onde ocorre o evento. O campeonato será realizado do dia 7 ao 18 de novembro, mas as provas ocorrem do dia 7 ao dia 14.
Segundo Fregapani, o nível dos participantes é bem alto “Na Austrália, salvamento aquático é um dos esportes mais praticados do país, então eles têm cultura de esportes aquáticos”. Entre as expectativas da participação no campeonato “é conhecer a cultura do salvamento aquático, que lá é difundida e trazer novas técnicas para o treinamento e atualização dos Bombeiros Catarinenses”, comenta.
Tenente Fregapani participa da prova na seletiva para o Brasileiro (Foto: Luíza Fregapani/ G1 SC)Tenente Fregapani participa da prova na seletiva
para o Brasileiro (Foto: Luíza Fregapani/ G1 SC)
“Salvamento aquático é a área que mais me identifico dentro do Corpo de Bombeiro Militar. Durante minha vida inteira tive incentivo dos meus pais para esportes aquáticos, então eu velejo, surfo, sou nadador. Meu pai sempre teve barco, sempre incentivou. Eu sinto prazer em estar dentro da água”, explica.
Além de compor a equipe que participa na Austrália, o Tenente Fregapani também participará do Campeonato Brasileiro de Salvamento Aquático, que ocorrerá na Praia Central de Balneário Camboriú, no Litoral Norte de SC, entre 28 de novembro e 2 de dezembro de 2012.
“Santa Catarina é tricampeã brasileira nesta modalidade, e será um competição bem completa, com diversas provas”, comenta Coronel Mocelin. O Tenente Fregapani participará das provas de Salvamento com pranchão no mar (400m), Resgate de Manequim (50m) e Resgate com life belt (50m).

Nenhum comentário:

Postar um comentário