MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Alta no preço da uva compensa baixa produtividade de parreirais no RS


Produtores vendem a fruta por R$ 2,20 o quilo no Rio Grande do Sul.
Seca que afetou os parreirais deve causar redução de 20% na safra.

Do Globo Rural
Agricultores no norte do Rio Grande do Sul iniciaram a colheita da safra da uva. A seca que atingiu o estado este ano provocou queda de produtividade, mas, para compensar, houve aumento no preço da fruta.
Os produtores de Alpestre, na divisa com Santa Catarina, esperam uma produção de quase três mil toneladas nesta safra. Há 15 anos, o agricultor Sadi José Cé trabalha com a família na produção de uva vênus para consumo in natura. Ele apostou na fruta que, nesta região do estado, amadurece mais cedo e que já está sendo colhida. A maior parte é vendida na região metropolitana de Porto Alegre.
O clima é uma das vantagens da região. Por ser um lugar mais quente, favorece um fruto mais doce e também antecipa a colheita. Mas a estiagem que afetou os parreirais este ano deve causar redução de 20% na safra. A queda está sendo compensada pelo preço. Os produtores vendem a fruta por R$ 2,20 o quilo, preço considerado bom.
Segundo o Instituto Brasileiro do Vinho, na safra passada o Rio Grande do Sul produziu quase 700 milhões de quilos de uva, a maioria destinada à fabricação de suco e vinho. O pico da colheita da uva no Rio Grande do Sul é em dezembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário