MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Agricultores lutam para conseguir selo de origem do cacau na BA


Região sul do estado é a principal produtora de cacau do país.
Selo de origem deve certificar a qualidade do produto.

Do Globo Rural

A amêndoa é diferenciada pelo manejo e o chocolate tem sotaque baiano.
De olho na valorização da cadeia produtiva, cacauicultores de Ilhéus e região se mobilizam em busca da indicação geográfica do fruto.
As discussões de padronização do produto e da identidade visual estão sendo finalizadas. O símbolo da economia do sul baiano é também sinônimo de arte. O cacau está na pintura, no artesanato, na literatura de Jorge Amado e até nas produções de TV. A ideia é associar o histórico cultural à região e criar uma marca.
Estimulado pela recente conquista da cidade de Linhares, no Espírito Santo, que obteve a primeira certificação de cacau no país, o maior polo produtor da cacauicultura brasileira, o sul da Bahia, também corre atrás de seu reconhecimento. Para isso, características que consolidam o fruto não faltam. Uma delas é o cultivo em meio à Mata Atlântica.
Fernando Botelho hoje colhe 12 mil arrobas de cacau por ano. Já chegou a 18 mil antes da vassoura de bruxa, doença que devastou a cultura. Esperançoso, ele vê na agregação de valor a possibilidade de reerguer a produção. “É mais uma certificação que vai dar nome ao cacau do Brasil”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário